A Controladoria-Geral da União (CGU) deu início, nesta quinta-feira (30/10), à XXV Reunião Especializada dos Órgãos Governamentais de Controle Interno do Mercosul (REOGCI). O encontro é realizado no Forte de Copacabana, no Rio de Janeiro, e é coordenado pela Secretaria Federal de Controle Interno (SFC), em razão da presidência pro tempore do Brasil no bloco durante o segundo semestre de 2025.
O encontro busca estabelecer uma agenda comum que permita a troca de experiências, visando o aprimoramento dos órgãos de controle interno da Região. O seu objetivo é estabelecer relações de cooperação científica, técnica e operacional em matéria de controle interno da gestão governamental, num quadro de trabalho conjunto para reforçar os controles e a uniformidade de critérios.
Na abertura do evento, o secretário federal de Controle Interno da CGU, Ronald da Silva Balbe, destacou a importância da integração regional e do intercâmbio técnico entre os países para o fortalecimento da boa governança. “O Forte de Copacabana se transforma, nestes dias, em fortaleza do controle interno e da auditoria governamental, da integridade e da transparência”, afirmou Balbe. “A REOGCI, ao longo de suas vinte e cinco edições, consolidou-se como um espaço essencial para o intercâmbio de experiências e para o aprimoramento técnico dos sistemas de controle interno da região”, completou.
Ronald ressaltou que, nesta edição, os temas abordados representam não apenas desafios técnicos, mas compromissos éticos e políticos com o futuro da administração pública. “O Brasil acredita firmemente que a inovação, a tecnologia e a cooperação regional são ferramentas essenciais para aprimorar o controle e garantir melhores resultados para os cidadãos de nossos países”, concluiu Balbe.
A programação da XXV REOGCI se estende até amanhã (31/10), com painéis que abordam transformação digital na gestão governamental, abordagens presenciais e remotas em auditoria, agenda ESG e controle interno, integração de políticas públicas e controle social, infraestrutura e controle interno.
A atividade conta com a presença de representantes do Ministério de Relações Exteriores, Exército Brasileiro, CGU (CGUR-/RJ e SFC), Controladoria-Geral do Estado do Rio de Janeiro, Controladoria-Geral do Município do Rio de Janeiro, Tribunal de Contas da União e Conselho Nacional de Controle Interno. Além disso, também estão presentes autoridades dos países-membros do Mercosul, Argentina, Paraguai e Uruguai, além de delegações do Panamá, Espanha e Portugal. No formato híbrido, também participam representantes do Chile, Equador e México.
- A atividade conta com a presença de representantes do Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, além de delegações do Panamá, Espanha e Portugal. No formato híbrido, também participam representantes do Chile, Equador e México.