A programação conta com shows de Toni Garrido, Teresa Cristina e Os Garotin em Florianópolis, e com a circulação do Coletivo Antonietas, da Banda Africatarina e do músico O Rosa por 15 cidades
Para marcar o Mês da Consciência Negra em novembro, o Sesc-SC intensifica a programação do projeto Afrocultura, promovendo shows nacionais, circuitos musicais e palestras. Com uma programação artística, cultural e educativa, a iniciativa valoriza pessoas e artistas negros, amplia a visibilidade e promove a educação antirracista, destacando a riqueza e a diversidade da cultura afro-brasileira, uma das principais matrizes que moldam a história e a arte no Brasil.
Em Florianópolis, o Sesc Prainha recebe três atrações de destaque no cenário musical nacional: Os Garotin (19/11), Toni Garrido (20/11) e Teresa Cristina (21/11). Os ingressos estarão disponíveis para venda on-line aos valores de R$ 5,00 para trabalhadores do comércio de bens serviços e turismo e R$ 10,00 para o público em geral, a partir do dia 05 de novembro. O link será divulgado no dia.
A programação se espalha pelo estado com três circuitos que levam apresentações gratuitas a 15 cidades, celebrando a força e a ancestralidade da cultura afro-brasileira:
O show do Coletivo Antonietas circula por Caçador (10/11), Canoinhas (11/11), Mafra (12/11), São Bento do Sul (13/11) e Itajaí (14/11); a Banda Africatarina passa por Rio do Sul (18/11), Curitibanos (19/11), Lages (20/11), São João Batista (21/11), Balneário Camboriú (22/11); e o músico O Rosa leva o show “Força Ancestral” para Araranguá (25/11), Tubarão (26/11), Criciúma (27/11), Laguna (28/11), Palhoça (29/11).
Na programação educativa, a Instituição promove um ciclo de palestras pelas escolas da Rede Sesc de Educação no estado e disponibiliza três cursos gratuitos pela Escola Sesc EaD: “Informação e memória que resistem: a história do quilombo Vidal Martins em Florianópolis” com Kariane Laurindo, “Aspectos da decolonialidade no Brasil” com Geni Núñez, e “Intelectuais negros em Santa Catarina” com Fabio Garcia. Clique aqui para acessar.
“Com o Afrocultura criamos espaços para dar visibilidade à riqueza da cultura afro-brasileira, reconhecendo a profunda influência que ela exerce sobre a nossa sociedade. Este projeto não trata apenas de arte, mas também de dignidade, de história e da valorização de uma cultura que, por tanto tempo, foi silenciada. Ver esse trabalho se concretizar é testemunhar um movimento que exalta a cultura negra em Santa Catarina. Cada espetáculo, cada curso e cada reflexão são oportunidades de reafirmar nossa luta por uma educação antirracista e por uma sociedade mais justa e inclusiva”, declara Simone Karla da Rocha Batista, Diretora Regional do Sesc-SC.
Clique aqui e confira a programação.