in

ABDI participa do Brazil Windpower 2025 e reforça papel estratégico da energia eólica na descarbonização da economia

A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) participou do Brazil Windpower 2025, um dos principais eventos de energia eólica da América Latina, debatendo o futuro da indústria eólica e seu papel na transição energética global.

Representando a Agência, o analista de Produtividade e Inovação Jorge Boeira, moderou o painel “O Papel Estratégico da Indústria de Serviços na Evolução dos Fabricantes de Aerogeradores”, realizado em 28 de outubro. O debate reuniu líderes de algumas das principais fabricantes globais do setor — Vestas, Nordex, WEG Energy e Goldwind — e destacou os avanços do Brasil rumo a uma economia de baixo carbono.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Segundo Boeira, a transição da indústria eólica de um modelo centrado na fabricação de turbinas para um ecossistema integrado de serviços, inovação digital e sustentabilidade representa uma nova fase de competitividade global. Para ele, “o futuro da energia eólica não está apenas nas turbinas, mas em tudo que as mantém operando com eficiência, inteligência e responsabilidade ambiental”. Ele reforçou que a integração entre serviços, digitalização e sustentabilidade será determinante para consolidar a competitividade industrial e o papel estratégico da energia eólica na descarbonização da economia brasileira.

O analista mencionou, ainda, que o desenvolvimento do setor eólico brasileiro é resultado de uma estratégia consistente de política industrial, que, a partir de meados da década passada, combinou políticas de conteúdo local, instrumentos de financiamento e a realização de leilões regulares de energia. “Essas medidas foram fundamentais para estruturar uma cadeia produtiva robusta e diversificada no país, atraindo fabricantes de turbinas, fornecedores de componentes e prestadores de serviços especializados”, explicou.

A ABDI desempenhou papel relevante nesse processo, ao desenvolver em 2014 um estudo pioneiro sobre a cadeia produtiva eólica nacional, que subsidiou políticas públicas e orientou investimentos estratégicos do setor.

Com sua participação no Brazil Windpower 2025, a ABDI reafirma seu compromisso com o fortalecimento da indústria eólica e a promoção de uma transição energética justa e sustentável, conectando o setor produtivo brasileiro às transformações da economia verde global.

O painel contou ainda com a participação de Federico Bianchi (Diretor de Vendas – Nordex), João Paulo Silva (Diretor Superintendente de Energia – WEG Energy), Roberto Veiga (Vice-Presidente – Goldwind) e Rodrigo Ugarte (VP LATAM de Service Comercial – Vestas).

Fonte Oficial: https://www.abdi.com.br/abdi-participa-do-brazil-windpower-2025-e-reforca-papel-estrategico-da-energia-eolica-na-descarbonizacao-da-economia/

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Dívida Pública cai 0,28% em setembro, mas continua acima de R$ 8 tri