in

importante instrumento da economia circular


Ao participar de sistemas de LR, a empresa evita multas, promove o compliance e melhora sua reputação perante clientes e stakeholders

Por Alexsandra Ricci*

Em 2024, o Brasil lançou a Estratégia Nacional de Economia Circular, com diretrizes voltadas à produção e ao consumo sustentáveis, para reduzir a poluição e a extração dos recursos naturais, por meio de medidas como a Logística Reversa (LR) de produtos de alto impacto ambiental – como pilhas, baterias e eletroeletrônicos -, nos termos da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

As normas 59000 ABNT também orientam sobre as melhores práticas em economia circular (EC), por meio de práticas como reúso, reparação, reciclagem e redução de resíduos, e a LR é essencial para promover a circularidade de produtos e componentes por meio da reciclagem, promovendo a recuperação, a retenção e a agregação de valor.

A PNRS obriga as empresas à sua implementação, e órgãos ambientais e o Ministério Público vêm dialogando com entidades e municípios para orientar e fiscalizar empresas, as quais podem ser multadas em caso de descumprimento.

Ao participar de sistemas de LR, a empresa evita multas, promove o compliance e melhora sua reputação perante clientes e stakeholders. Para auxiliar as empresas, a FecomercioSP disponibiliza gratuitamente uma plataforma com orientações sobre os sistemas. Clique aqui e acesse-a.

* Alexsandra Ricci é assessora do Conselho de Sustentabilidade da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).

Artigo originalmente publicada na revista ELETROLAR NEWS/SÃO PAULO em 27 de outubro de 2025.

Inscreva-se para receber a newsletter e conteúdos relacionados

Fonte Oficial: https://www.fecomercio.com.br/noticia/logistica-reversa-importante-instrumento-da-economia-circular

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Milena Titoneli é prata no Mundial de taekwondo, o 3º pódio do Brasil