in

Sesc-RS: 2ª Flitaq celebra o afeto e o intercâmbio cultural entre Brasil e Angola

Evento literário acontece de 5 a 11/11, em Taquara, com autores como Ondjaki, Letícia Wierzchowski, Natália Borges Polesso e show de encerramento com Chico César

De 5 a 11 de novembro, a cidade de Taquara, no Vale do Paranhana, sedia a 2ª Festa Literária Internacional de Taquara e Semana Literária, Flitaq, realizada pelo Sesc-RS e pela Prefeitura do município, com apoio cultural das Faculdades Integradas de Taquara (Faccat). Com o tema “Entre Palavras e Paixões”, a edição de 2025 propõe um mergulho nas múltiplas formas de amor e afeto representadas pela literatura em diferentes tempos e culturas.

Com uma programação que combina diversidade, formação e intercâmbio cultural, a 2ª Flitaq amplia seus horizontes e recebe uma participação internacional de destaque, com foco na literatura de Angola. Terra de nomes consagrados como Pepetela e Agostinho Neto, o país africano será representado por Ondjaki e Kanhanga, dois expoentes da nova geração de autores de língua portuguesa. Ondjaki, escritor e poeta com obras traduzidas em mais de dez idiomas e vencedor do Prêmio José Saramago com “Os Transparentes”, participa de encontros literários e rodas de conversa sobre identidade e afeto. Já Kanhanga, rapper e escritor radicado no Brasil, apresenta seu trabalho mais recente, “Seja Incrível”, em atividades que unem literatura, música e performance.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Entre os autores brasileiros, estão Natália Borges Polesso, uma das mais premiadas vozes da literatura contemporânea, vencedora e finalista de prêmios Jabuti e São Paulo de Literatura; Letícia Wierzchowski, autora de mais de 25 livros e reconhecida internacionalmente por “A Casa das Sete Mulheres”; e Werner Schünemann, ator e cineasta que estreia na literatura com o romance “Alice deve estar viva”. Os escritores apresentarão mesas temáticas ao longo da programação. Na sexta-feira, dia 7, Schünemann e Wierzchowski estarão presentes na mesa “O Tempo das Histórias”, mediada pela fundadora da Livraria Baleia, Nanni Rios. Já no dia 10, segunda-feira, Polesso se junta à Eliane Marques para debater “A Palavra como Morada”.

Durante sete dias, praças, escolas e centros culturais de Taquara recebem uma intensa programação, com lançamentos de livros, oficinas, saraus, painéis e shows. No dia 5 de novembro, a abertura contará com o lançamento dos livros “Repertório da cantoria”, de Rafael Hofmeister de Aguiar, e “Velho Maragato”, de Paulo Wagner, às 17h. No mesmo dia, inicia-se também o ciclo de ações formativas na Casa Vidal (R. Dr. Edmundo Saft, 2907), com a oficina “Como publicar o meu primeiro livro”, ministrada por Flávia Cunha, jornalista e produtora cultural.

A programação segue no dia 6 de novembro, com o lançamento da exposição de livros de Ana Baldo, às 17h, e novas atividades formativas na Casa Vidal, como “A Arte de Criar o Mundo – Oficina de Literatura Fantástica”, com o escritor Duda Falcão, especialista em horror, fantasia e ficção científica. À noite, o evento ganha tom descontraído com o Sarau de Boteco, às 21h, no Escritório 259 (R. Bento Gonçalves, 2509), reunindo José Falero, Julia Dantas, Tino Freitas, Duda Falcão e Nanni Rios, com mediação de Joice Rossatto.

No dia 7 de novembro, o Centro Educacional Índio Brasileiro César (Júlio de Castilhos, 2500) recebe a oficina “Entre Notas e Letras”, ministrada pelo músico e compositor Chico Paz, que propõe uma imersão nas conexões entre literatura e canção. Às 17h, ocorre o lançamento do livro “Amor Entre os Lábios”, de Armando Severo, ampliando o diálogo entre poesia e afeto.

Além das atividades literárias e formativas, o público poderá visitar estandes de editoras e livrarias, como Editora Baleia, O Grifo Editora, Manas Livraria e Ponto Faccat, fortalecendo a circulação de livros e o contato direto entre leitores e editoras. O encerramento da Flitaq será marcado pelo show de Chico César, no dia 11 de novembro, às 20h, no Centro de Eventos Faccat (Av. Oscár Martins Rangel, 4500). O cantor celebra os 30 anos do álbum “Aos Vivos”, um dos marcos da música popular brasileira, em uma apresentação de voz e violão que revisita grandes sucessos da carreira.

“A literatura é um instrumento poderoso de conexão, empatia e transformação. Por meio da Flitaq, buscamos criar um espaço de encontro entre diferentes vozes, gerações e formas de expressão, aproximando a comunidade da riqueza cultural que existe dentro e fora do nosso país”, destaca a diretora do Sesc Taquara, Fabiane Oliveira. Combinando diversidade, afeto e trocas culturais, a 2ª Flitaq se consolida como um dos principais eventos literários do Rio Grande do Sul, fortalecendo Taquara como espaço de celebração da palavra e como ponto de encontro entre autores e leitores.

Fonte Oficial: https://portaldocomercio.org.br/sistema-comercio/sesc-rs-2a-flitaq-celebra-o-afeto-e-o-intercambio-cultural-entre-brasil-e-angola/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=sesc-rs-2a-flitaq-celebra-o-afeto-e-o-intercambio-cultural-entre-brasil-e-angola

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Beneficiários com NIS final 5 recebem Auxílio Gás nesta sexta-feira