Como parte de sua estratégia de fomento à industrialização e ao desenvolvimento regional sustentável, a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) apoiou a realização de um curso de cooperativismo para produtores de café no Vale do Juruá, nesta sexta-feira (24).
A capacitação é uma ação fundamental para o fortalecimento da economia local, preparando os cafeicultores para os benefícios do trabalho cooperativo.
Realizado em Cruzeiro do Sul, o curso reuniu 60 produtores de café dos municípios de Mâncio Lima e Cruzeiro do Sul. O objetivo central da formação foi preparar tecnicamente o grupo para a adesão à Cooperativa de Produtores de Café do Juruá (Coopercafé), otimizando a produção, a qualidade e o acesso a novos mercados.
O evento foi realizado em parceria com a Organização das Cooperativas Brasileiras no Acre (OCB/AC), a Coopercafé e a Prefeitura Municipal de Cruzeiro do Sul.
A abertura do curso contou com a presença da diretora de Economia Sustentável e Industrialização da ABDI, Perpétua Almeida, do presidente da OCB/AC, Valdemiro Rocha, do prefeito de Cruzeiro do Sul, Zequinha Lima, do presidente da Coopercafé, Jonas Lima, e do gerente do Banco da Amazônia em Cruzeiro do Sul, Moisés Neto.
Para a diretora da ABDI, Perpétua Almeida, a ação reforça o compromisso da Agência com o desenvolvimento da Amazônia e com a geração de renda por meio da organização produtiva.
“O sucesso do café do Juruá, que já dobrou a renda dos cooperados e aumentou a arrecadação do município, prova que este é o caminho. Apoiar este curso é investir em um modelo que gera renda e desenvolvimento sustentável na Amazônia”, disse.
A importância da parceria com a ABDI, a prefeitura e a cooperativa também foi lembrada por Valdemiro Rocha. “O que estamos testemunhando é a consolidação da unidade da cafeicultura no Vale do Juruá. A OCB luta por isso, pois produtores separados se enfraquecem, mas unidos formam uma grande família”, afirmou. “E precisamos reconhecer o papel fundamental da diretora Perpétua Almeida e da ABDI. Ela é um orgulho para o cooperativismo, pois escolheu andar pelo Acre, ouvir os produtores e trazer ações concretas, como este curso, que estão mudando radicalmente a vida dos produtores rurais do nosso estado”.
O prefeito Zequinha Lima ressaltou o impacto positivo da iniciativa para a economia do município e da região, e destacou a importância do Complexo Industrial de Café do Juruá, construído pela ABDI e a Coopercafé, em Mâncio Lima.
“O que vemos aqui é a realização de um sonho. A prefeitura se orgulha de ser parceira da ABDI e da OCB neste projeto. Este curso é fundamental para fortalecer esse modelo de sucesso, que deu tão certo que já estamos planejando ampliá-lo aqui para Cruzeiro do Sul.”
Por fim, o presidente da Coopercafé celebrou a oportunidade de expansão e qualificação da cooperativa.
Fonte Oficial: https://www.abdi.com.br/abdi-fomenta-cooperativismo-e-fortalece-cadeia-produtiva-do-cafe-no-vale-do-jurua/