in

novos eventos fiscais obrigatórios exigem preparação imediata das empresas

Com a Reforma Tributária batendo à porta, as empresas que atuam no Brasil precisam se adaptar rapidamente às novas regras fiscais. A partir de janeiro de 2026, uma das principais mudanças será a obrigatoriedade dos eventos fiscais, um novo padrão para o registro de transações comerciais. O objetivo é que cada operação inclua informações detalhadas sobre sua finalidade, permitindo ao governo monitorar e validar as transações em tempo real.

Essa transformação, uma das maiores dos últimos 30 anos no mundo dos negócios, visa simplificar o complexo sistema fiscal brasileiro. Embora o modelo de IVA Duplo prometa simplificação no longo prazo (ao reduzir tributos como PIS, COFINS, IPI, ICMS e ISS em apenas dois CBS e no IBS), o período de transição, entre 2026 e 2033, será um desafio. A nova estrutura busca eliminar interpretações subjetivas e reduzir o contencioso tributário, garantindo a rastreabilidade das operações para a apuração assistida e o cálculo da alíquota efetiva.

Impacto direto nas empresas

No novo cenário, o arquivo XML se torna o “coração da reforma”, concentrando todos os dados dos novos tributos. Ele será essencial para a validação das transações em tempo real pelo governo.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Os eventos fiscais se a Nf-e modelo 55, incidindo sobre notas fiscais eletrônicas tanto emitidas quanto recebidas. A falha na emissão ou transmissão desses eventos pode levar a sérios riscos, tais como: rejeição de documentos, perda de créditos tributários e ruptura na cadeia.

“As empresas precisarão lidar com dois modelos tributários simultaneamente, e a complexidade aumenta, pois já em janeiro de 2026 novas regulamentações entrarão em vigor. O governo já disponibilizou os ambientes de teste, e o novo modelo fiscal exigirá uma atenção especial.”, informa Leonardo Brussolo, Product Director da Sovos.

Além dos eventos fiscais, a Reforma Tributária trará outras mudanças significativas, como o princípio do destino das transações, a redução de incentivos fiscais e a implementação do split payment. “Tudo isso é apenas o topo do iceberg da complexidade que está por vir”, ressalta o especialista.

Tecnologia ao resgate

A Sovos antecipou essa mudança e desenvolveu uma nova funcionalidade de eventos fiscais para auxiliar as empresas na transição. A solução foi desenhada para ser proativa, integrando-se a um ecossistema completo de produtos que inclui o motor de cálculo de impostos, o report de obrigações acessórias e a mensageria de documentos fiscais eletrônicos.

“Com a Reforma Tributária, o documento eletrônico deixa de ser um simples registro e se torna o coração do compliance fiscal. A solução da Sovos está pronta para auxiliar tanto clientes existentes quanto novos, garantindo que a gestão de documentos e o cumprimento das obrigações fiscais sejam feitos de forma centralizada e automatizada.”, finaliza Leonardo.

Fonte: Vianews



Fonte Oficial: https://www.contabeis.com.br/artigos/73332/reforma-tributaria-novos-eventos-fiscais-obrigatorios-exigem-preparacao-imediata-das-empresas/

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Pix Automático torna-se obrigatório a partir desta segunda