A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), em parceria com a Confederação Brasileira de Empresas Juniores (Brasil Júnior), realiza nesta sexta-feira, 10/10, a divulgação e premiação do Desafio ABDI e Brasil Júnior de Inovação – Edital Nova Indústria Brasil. O evento integra a programação do Festival Curicaca, apresentado pelo Ministério da Cultura e pela Petrobras por meio da Lei de Incentivo Cultural na Arena BRB, em Brasília.
Voltado a empresas juniores confederadas à Brasil Júnior e a equipes universitárias ligadas a elas, o Desafio busca estimular o desenvolvimento de soluções inovadoras alinhadas às diretrizes da Nova Indústria Brasil (NIB), que visa impulsionar o desenvolvimento do país até 2033 com foco em sustentabilidade e inovação.
O edital é composto por três missões temáticas da NIB:
- Missão 3 – Infraestrutura, Mobilidade e Saneamento Sustentável
- Missão 4 – Transformação Digital da Indústria
- Missão 5 – Bioeconomia, Descarbonização, Transição e Segurança Energética
Ao todo, nove propostas finalistas, três de cada missão, serão apresentadas em formato de pitch. As três vencedoras, uma por categoria, receberão o valor de R$ 20 mil, cada.
A cerimônia de apresentação e premiação do Desafio será realizada na Sala Multiuso 4 (Nível 2) do Festival.
Serviço
Desafio ABDI e Brasil Júnior de Inovação – Edição Nova Indústria Brasil
Data: 10 de outubro de 2025
Horário: 10h às 11h30 ( Missão 3); 13h00 às 14h30 (Missão 4); 15h00 às 16h30 (Missão 5). Premiação: 16h30
Local: Arena BRB – Estádio Mané Garrincha, Sala Multiuso 4 (Nível 2)
Acesso: Portão A (face para o autódromo). Uma equipe estará presente para recepção da imprensa.
Credenciamento: https://forms.office.com/r/y9pevZvy9b
O Festival Curicaca
A primeira edição do Festival Curicaca — batizado em homenagem à ave símbolo do Cerrado, conhecida por anunciar mudanças no tempo — nasce com um propósito claro: reposicionar o Distrito Federal como o epicentro da inovação industrial brasileira.
Inspirado no modelo descentralizado do evento norte-americano South by Southwest (SXSW), o festival levará conteúdos e experiências para diversos pontos da capital, promovendo uma verdadeira imersão na criatividade, tecnologia e cultura.
Com expectativa de reunir 100 mil pessoas ao longo de cinco dias, a programação inclui circuitos de startups, experiências sensoriais, gastronomia, games, exposições e shows.
A curadoria do Festival Curicaca está organizada em 10 trilhas de conhecimento, alinhadas às 6 missões da Nova Indústria Brasil (NIB). Na Arena BRB, os participantes encontrarão um ecossistema vibrante de palcos temáticos, com centenas de painéis e especialistas renomados. Cada palco foi cuidadosamente pensado para provocar reflexões estratégicas e atuais sobre os rumos do Brasil. São eles:
Palco NIB Petrobras: O palco principal do evento reunirá keynotes internacionais e debates sobre o futuro do Brasil. Entre os confirmados estão Mariano Gomide (VTEX) e Verena Paccola (Forbes Under 30). Os temas incluem a estratégia da Nova Indústria Brasil, descarbonização, robótica e o potencial brasileiro no cinema e no turismo global.
Palco Futuro (Sebrae): Dedicado a explorar o impacto da revolução tecnológica no trabalho e na sociedade, contará com nomes como Samuraí Brito (Itaú) e Maria Paula (atriz e mestra em saúde mental). Inteligência artificial, novos modelos de educação e bem-estar digital estarão em pauta.
Palco Indústria (BNDES): Voltado para tecnologia, capital e narrativas que moldam o futuro industrial, com Mariana Vasconcelos (Agrosmart), Camila Achutti (Mastertech), Daniel Balaban (ONU), Nina Santos (Políticas Digitais) e Billy Nascimento (Forebrain). Fundos de impacto, mobilidade, liderança digital e combate à desinformação serão debatidos.
Palco Inovação (Finep): Espaço para cases de empresas e startups que transformam pesquisa em impacto real. Entre os nomes confirmados estão Luana Raposo (Biotech) e Juliane Blainski (ManejeBem).
Palco Petrobras Cultural: Voltado à força da cultura brasileira, com shows, espetáculos e experiências que celebram a diversidade artística e a economia criativa.
Além dos palcos, a estrutura contará com experiências imersivas para toda família, como uma cidade futurística, experimentações científicas, feiras, desafios de inovação com startups e ativações do setor produtivo de todo o Brasil.
O Festival Curicaca tem o patrocínio cultural da Petrobras por meio da Lei Rouanet e do Ministério da Cultura, além de parceiros como BNDES, Embratur, Embrapii, ABIMDE, CNI, Senai, Sebrae, CNI, Finep, Huawei, Embrapa, Universidade Católica de Brasília, IFB, UNB, P&D Brasil, Ministério da Fazenda, MEC e MDIC.
SOBRE A ABDI
A ABDI é vinculada ao MDIC/Governo Federal e atua para fortalecer a indústria nacional, impulsionando a competitividade, inovação e sustentabilidade do setor produtivo.