in

ABDI reúne especialistas para debater o futuro da mão de obra na Indústria de Defesa

A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), em parceria com o Observatório Nacional da Indústria (CNI) e a Fundação Instituto de Administração (FIA/USP), promoveu nesta quarta-feira (8/11) os “Painéis de Prospectiva Industrial”. O encontro, realizado na sede da Agência, reuniu especialistas e empresas do Complexo Industrial de Defesa para identificar e priorizar as demandas por qualificação profissional para os próximos 10 anos, considerando a evolução tecnológica do setor.

O objetivo do encontro foi mapear as necessidades e demandas futuras por formação de mão de obra qualificada para os segmentos de armas e equipamentos de controle de tiro, munições, propelentes, explosivos, mísseis e foguetes.

A iniciativa, que marcou o início de uma série de 12 painéis que serão organizados no âmbito do projeto de Monitoramento da Base Industrial de Defesa, realizado pela ABDI, busca antecipar os desafios tecnológicos e organizacionais, sugerindo estratégias para novos cursos e programas de capacitação que preparem os profissionais para o futuro da indústria.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“Esse é um mapeamento das competências necessárias para o profissional da Indústria de Defesa atuar nesse setor que é tão importante para garantir o fortalecimento e a soberania nacional”, explicou a líder do projeto de Defesa da ABDI, Karen Leal.

Durante a programação os especialistas convidados participaram de quatro etapas: Prospectiva Tecnológica, para validar tecnologias emergentes; Prospectiva Ocupacional, para identificar novos perfis profissionais; Prospectiva Educacional, para definir a demanda por novos cursos; e Prospectiva Estratégica, para priorizar ações a serem desenvolvidas pelos diferentes atores do setor.

“Tivemos um painel com pessoas de alto grau de conhecimento no segmento de Defesa. Discutimos à luz da evolução tecnológica quais os novos profissionais que as empresas demandarão, quais os novos cursos, e que competências os profissionais desses segmentos irão precisar dominar nos próximos anos”, destacou o especialista em política e indústria, responsável pelo Núcleo de Prospectiva do Observatório Nacional da Indústria da CNI, Marcello Pio.

Participaram do encontro representantes de importantes instituições e empresas do setor, como o Sindicato Nacional das Indústrias de Materiais de Defesa (SIMDE), a Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (ABIMDE), a Força Aérea Brasileira, o Exército Brasileiro, a Indústria de Material Bélico do Brasil (IMBEL) e as empresas COMDOR e MAC JEE.

Fonte Oficial: https://www.abdi.com.br/abdi-reune-especialistas-para-debater-o-futuro-da-mao-de-obra-na-industria-de-defesa/

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Saque-aniversário do FGTS: veja o que muda com as novas regras