A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) recebeu, nesta segunda-feira (6), representantes do Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja (Sindicerv), que apresentaram um panorama completo da cadeia produtiva do setor, com destaque para os índices de reciclagem e o impacto econômico no país.
A cadeia produtiva da cerveja, que vai “do campo ao copo”, representa 2% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil e é responsável pela geração de mais de 2,5 milhões de empregos diretos, indiretos e induzidos. Atualmente, o país conta com quase 2 mil cervejarias registradas, consolidando o setor como um pilar da economia nacional.
No campo da sustentabilidade, os números se destacam. Segundo dados apresentados pela gerente de sustentabilidade do Sindicerv, Priscilla Gurgel, a indústria reciclou quase 98% das latas de alumínio e aproximadamente 30% das garrafas de vidro em 2024. O setor representa mais de 50% do mercado de latas de alumínio e mais de 70% do segmento de garrafas de vidro.
A diretora de Economia Sustentável e Industrialização da ABDI, Perpétua Almeida, que conduziu a reunião, ressaltou a importância dos resultados e o alinhamento com as políticas de desenvolvimento industrial sustentável.
“Os números apresentados pelo Sindicerv mostram o potencial da economia circular no Brasil. O índice de quase 98% de reciclagem de latas é um resultado surpreendente. Com a plataforma Recircula Brasil, reconhecida pela ONU, para dar total rastreabilidade e transparência a essa cadeia, que é um diferencial competitivo para a indústria”, afirmou a diretora.
Participaram da reunião pelo sindicato o seu presidente-executivo, Márcio Gurgel, e a gerente Priscilla Gurgel. A gerente da Unidade de Nova Economia E Indústria Verde da ABDI, Talita Daher, também participou do encontro.
Fonte Oficial: https://www.abdi.com.br/abdi-e-industria-da-cerveja-alinham-estrategias-para-avancar-na-economia-circular/