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Controladoria-Geral da União lança o LAION — Controladoria-Geral da União

A Secretaria Nacional de Transparência e Acesso à Informação, da Controladoria-Geral da União, lançou mais uma ferramenta inovadora que busca facilitar a vida dos usuários da Plataforma Fala.BR: o LAION.

O LAION é o assistente inteligente de respostas a pedidos e recursos de acesso à informação, e conta com quatro módulos baseados em inteligência artificial, proporcionando maior assertividade e agilidade aos órgãos e entidades públicas.

Conheça os 4 módulos

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– Recomendação de Enunciados:
Essa aplicação permite que os servidores dos órgãos mantenham-se atentos aos entendimentos já pacificados pela CGU. Após a análise do pedido de acesso à informação, a ferramenta sugere a leitura de enunciados específicos da Controladoria-Geral da União (CGU), a depender do conteúdo da demanda.

– Similaridade de Pedidos:
Apresenta ao usuário, no momento da análise de um novo pedido, até 10 pedidos anteriores já respondidos pelo próprio órgão, com conteúdo similar. Essa funcionalidade facilita ao analista a identificação de casos comuns que possam dar maior embasamento à resposta, além de contribuir para uma maior consistência entre as decisões.

– Assistente de Dados Pessoais:
Verifica a existência de possíveis informações pessoais no texto e nos anexos dos pedidos. Ao varrer essas informações, o componente utiliza desde validações objetivas até linguagem natural e visão computacional. Ao identificar possíveis dados pessoais, como documentos de identidade, um alerta é emitido ao usuário, chamando a atenção para a necessidade de conferência.

– Sumarização:
Atualmente disponível apenas para os recursos de terceira instância do Poder Executivo Federal, apresenta resumos de todo o trâmite do pedido até a formalização do recurso. Visa oferecer ao analista um panorama geral do histórico do processo.

Tecnologia a serviço da praticidade

O uso de tecnologias inovadoras como o LAION é primordial para o avanço e a praticidade no acesso à informação.
Conseguir otimizar o tempo e as respostas é fundamental para que, além da rapidez, a qualidade das informações também seja aprimorada.
Fala.BR

O Fala.BR é a Plataforma Integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação do Poder Executivo Federal. Desenvolvido pela Controladoria-Geral da União (CGU), o sistema permite a qualquer cidadão encaminhar — de forma ágil e com interface amigável — pedidos de acesso à informação e manifestações de ouvidoria em um único ambiente.

Por meio da Plataforma Fala.BR, é possível fazer solicitações a mais de 320 órgãos e entidades do Poder Executivo Federal, além de outras duas mil instâncias de todos os entes e poderes da federação, como estados, municípios e serviços sociais autônomos que aderiram ao sistema.

Além do registro de pedidos e manifestações de ouvidoria, o Fala.BR permite acompanhar o cumprimento dos prazos; consultar as respostas recebidas; entrar com recursos; apresentar reclamações, entre outras ações, em conformidade com a Lei de Acesso à Informação e o Código de Defesa dos Usuários de Serviços Públicos.



Fonte Oficial: https://www.gov.br/cgu/pt-br/assuntos/noticias/2025/09/controladoria-geral-da-uniao-lanca-o-laion

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