in

ABDI e MDIC discutem próximos passos do Recircula Brasil

A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) apresentou, nesta quinta-feira (02), em Brasília, ao vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, os avanços e as perspectivas do Recircula Brasil. A plataforma digital pioneira garante rastreabilidade e transparência em cadeias produtivas, tornando-se ferramenta-chave para a transição ecológica e a competitividade da indústria nacional.

Durante a reunião, o presidente da ABDI, Ricardo Cappelli, e a diretora de Economia Sustentável e Industrialização, Perpétua Almeida, detalharam os resultados da iniciativa, já reconhecida pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA-ONU) como referência mundial em economia circular e combate à poluição plástica.

Desenvolvida pela ABDI, em parceria com a Associação Brasileira da Indústria do Plástico (Abiplast), a plataforma, que é operada pela Central de Custódia,  já certificou mais de 50 mil toneladas de plástico reciclado, envolvendo 300 fornecedores e 1.500 clientes em 20 estados. O modelo promove segurança, transparência e dinamiza o mercado de materiais reciclados.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A plataforma está alinhada a políticas estratégicas do governo federal, como o Plano de Transição Ecológica (PTE), aNova Indústria Brasil (NIB) e aEstratégia Nacional de Economia Circular (ENEC).

“Com o Recircula, o Brasil dá um passo definitivo para transformar resíduos em valor econômico, inovação e empregos, colocando o país na vanguarda da economia circular. A plataforma promove a descarbonização da economia, fortalece a indústria de transformação e garante, sobretudo, o acesso de produtos brasileiros aos mercados internacionais que executam barreiras não-tarifárias”, destacou o presidente da ABDI.

Após consolidar-se no setor de plásticos, a plataforma está em fase de expansão para novas cadeias produtivas de alto impacto, como alumínio, vidro, papel, têxtil, setor automotivo e aço.

“O Recircula Brasil é mais que uma ferramenta tecnológica: é um instrumento estratégico para a indústria brasileira competir de forma sustentável e soberana nos mercados globais”, destacou Perpétua Almeida.

Para garantir sua sustentabilidade, a ABDI propôs a criação de uma Sociedade de Propósito Específico (SPE). O modelo de governança público-privada assegura a proteção dos dados setoriais sem necessidade de aporte de recursos públicos.

Foto: Helio Montferre/ABDI

Fonte Oficial: https://www.abdi.com.br/abdi-e-mdic-discutem-proximos-passos-do-recircula-brasil/

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Senac-PE é vencedor do prêmio de Melhor Produto Técnico-Tecnológico no EnANPAD