O futuro chegou a Brasília. Inspirado no modelo do americano South by Southwest (SXSW), o Festival Internacional sobre Tecnologia e Sustentabilidade na Indústria – o Festival Curicaca – ocorrerá de 7 a 11 de outubro espalhado do estádio Arena BRB a outros pontos da Capital Federal. Gratuito e apresentado pelo Ministério da Cultura e Petrobras por meio de Lei de Incentivo Cultural, o evento ferverá com previsão de receber 100 mil pessoas e já confirma nomes como Itamar Vieira Junior, Edward Chen (Huawei), Mariano Gomide (VTEX), Kondzilla, Nathalia Arcuri (Me Poupe), Verena Paccola (Forbes Under 30), Mariana Vasconcelos (Agrosmart), além de shows de Olodum, Vanessa da Mata, Jorge Aragão, Nando Reis, Fernanda Takai, Alice Caymmi, MC Carol e MC Hariel, com agenda gastronômica apresentada pelo Restaurant Week e intensa programação cultural descentralizada na cidade.
Idealizado pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), entidade ligada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), e diversos parceiros do setor produtivo brasileiro nacional, o Festival terá programação extensa para conectar tecnologia, inovação, sustentabilidade e cultura, tendo como pano de fundo as 6 missões da política Nova Indústria Brasil (NIB). O “Curicaca” reunirá ativações de diversas empresas, demonstrações de tecnologia, interações imersivas e debates intensos.
O nome do festival, que homenageia uma ave típica do Cerrado e que é conhecida por anunciar mudanças no tempo quando canta, segundo crença popular, simboliza o seu propósito: ser o anúncio de uma nova era da indústria nacional, mais verde, digital, conectada e sustentável.
“O Festival Curicaca é uma oportunidade para unir conhecimento, tecnologia e vocação produtiva do país inteiro. É um espaço para pensarmos juntos soluções que integrem indústria e inovação, fortalecendo a economia e preparando a juventude para os desafios de um mundo em constante transformação. É celebrar a tecnologia e inovação como motores de desenvolvimento e pilares para um salto civilizacional”, afirma o presidente da ABDI e fundador do Festival, Ricardo Cappelli.
PALCOS, TEMAS E PALESTRANTES
A programação do Festival Curicaca é organizada em 10 trilhas de conhecimento, alinhadas às 6 missões da NIB. Dentro da Arena BRB, os participantes encontrarão um ecossistema de palcos temáticos com centenas de painéis e especialistas de destaque. Cada palco foi pensado para trazer reflexões atuais e estratégicas sobre os rumos do Brasil:
Palco NIB Petrobras: O palco principal do evento reunirá keynotes internacionais e debates sobre o futuro do Brasil. Entre os confirmados estão Mariano Gomide (VTEX) e Verena Paccola (Forbes Under 30). Os temas incluem a estratégia da Nova Indústria Brasil, descarbonização, robótica e o potencial brasileiro no cinema e no turismo global.
Palco Futuro (Sebrae): Dedicado a explorar o impacto da revolução tecnológica no trabalho e na sociedade, contará com nomes como Samuraí Brito (Itaú) e Maria Paula (atriz e mestra em saúde mental). Inteligência artificial, novos modelos de educação e bem-estar digital estarão em pauta.
Palco Indústria (BNDES): Voltado para tecnologia, capital e narrativas que moldam o futuro industrial, com Mariana Vasconcelos (Agrosmart), Camila Achutti (Mastertech), Daniel Balaban (ONU), Nina Santos (Políticas Digitais) e Billy Nascimento (Forebrain). Fundos de impacto, mobilidade, liderança digital e combate à desinformação serão debatidos.
Palco Inovação (Finep): Espaço para cases de empresas e startups que transformam pesquisa em impacto real. Entre os nomes confirmados estão Luana Raposo (Biotech) e Juliane Blainski (ManejeBem).
Palco Petrobras Cultural: Voltado à força da cultura brasileira, com shows, espetáculos e experiências que celebram a diversidade artística e a economia criativa.
Além dos palcos, a estrutura contará com experiências imersivas para toda família, como uma cidade futurística, experimentações científicas, feiras, desafios de inovação com startups e ativações do setor produtivo de todo o Brasil. A programação completa pode ser acessada em www.abdi.com.br/curicaca ou no aplicativo “Festival Curicaca” – disponível em todas as lojas de app.
“Trazer a fronteira da inovação para Brasília é mostrar que a indústria brasileira pode muito mais e precisa apostar em novas tecnologias. O Curicaca é isso: um despertar de um novo tempo para a nossa indústria, que deve ser protagonista na transição para um futuro mais sustentável e competitivo”, reforça Cappelli.
O Festival Curicaca tem o patrocínio cultural da Petrobras por meio da Lei Rouanet e do Ministério da Cultura, além de parceiros como BNDES, Embratur, Embrapii, ABIMDE, CNI, Senai, Sebrae, CNI, Finep, Huawei, Embrapa, Universidade Católica de Brasília, IFB, UNB, P&D Brasil, Ministério da Fazenda, MEC e MDIC.
ESQUENTA CURICACA
Antecipando a programação cultural, o “Esquenta Curicaca” começa no dia 4 e segue até 11 de outubro em diversos espaços culturais de Brasília. O line-up vai reunir artistas consagrados e novos talentos, passando por diferentes gêneros musicais. Entre os destaques estão Fernanda Takai, Odair José, Paula Lima, Leandro Sapucahy, Alice Caymmi, Ellen Oléria e MC Carol.
A programação ainda conta com a força do samba de nomes como Breno Alves (com participação de Fabiana Cozza), Samba da Tia Zélia, Sambadona, além de apresentações de grupos como As Fulô do Cerrado, 7NaRoda, Benzadeus e performances que conectam música e identidade cultural, como Jaloo, Febre90 e Dead Fish. As casas culturais que receberão a programação são: Infinu, Ordinário, Âmbar, Birosca, Teatro La Salle, Tia Zélia e Galpão 17.
TOUR GASTRONÔMICO
Em parceria com o grupo Restaurant Week, o Festival Curicaca trará também uma verdadeira homenagem ao Cerrado através de pratos que utilizam sabores da região central do Brasil. Batizado de “Tour Gastronômico Festival Curicaca”, o evento percorrerá 50 estabelecimentos da Capital Federal com um cardápio especial entre os dias 3 e 23 de outubro.
PATROCÍNIO CULTURAL
O Festival Esquenta Curicaca é apresentado pelo Ministério da Cultura e pela Petrobras, que há décadas desempenha um papel central como uma das maiores patrocinadoras da cultura brasileira.
SOBRE ABDI
A ABDI é vinculada ao MDIC/Governo Federal e atua para fortalecer a indústria nacional, impulsionando a competitividade, inovação e sustentabilidade do setor produtivo.
SERVIÇO
Data: 7 a 11 de outubro de 2025
Local: Estádio Arena BRB e outros pontos de Brasília (DF)
Informações e credenciamento: www.abdi.com.br/curicaca
Assessoria de imprensa: [email protected]
Ingressos gratuitos no app “Festival Curicaca” ou pelo site: www.abdi.com.br/curicaca.
Fonte Oficial: https://www.abdi.com.br/petrobras-e-minc-apresentam-festival-internacional-curicaca-em-brasilia-com-previsao-de-100-mil-pessoas/