Entre os dias 4 e 11 de outubro, diversos espaços culturais de Brasília anteciparão a energia eletrizante do Festival Curicaca (7 a 11 de outubro) em shows e encontros musicais pela cidade. O line-up do “Esquenta Curicaca” reúne artistas consagrados e novos talentos, passando por diferentes gêneros musicais. Entre os destaques estão Fernanda Takai (foto em destaque), Odair José, Paula Lima, Leandro Sapucahy, Alice Caymmi, Ellen Oléria e MC Carol.
A programação ainda conta com a força do samba de nomes como Breno Alves (com participação de Fabiana Cozza), Sambadona, além de apresentações de grupos como As Fulô do Cerrado, 7NaRoda, Benzadeus e performances que conectam música e identidade cultural, como Jaloo, Febre90 e Dead Fish.
O Esquenta Curicaca se espalha por diferentes pontos, criando uma trilha sonora vibrante que antecipa o espírito plural e inovador do festival. A proposta é abrir espaço para a diversidade musical e preparar o público para a primeira edição do Curicaca, que transformará Brasília em epicentro de cultura, inovação e sustentabilidade, movimentando 100 mil pessoas.
SOBRE FESTIVAL CURICACA
A primeira edição do Festival Curicaca, batizado em homenagem à ave típica do Cerrado conhecida por anunciar mudanças no tempo, tem um objetivo claro: reposicionar o Distrito Federal como o epicentro da inovação industrial brasileira. O evento, promovido pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), entidade vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), conectará desenvolvimento tecnológico, sustentabilidade, cultura e políticas públicas em um só lugar.
Inspirado no modelo descentralizado do evento americano South by Southwest (SXSW), o festival espalhará conteúdo e experiências por toda a capital. O centro das atividades será o estádio Arena BRB, mas o circuito incluirá ainda outros espaços públicos, comerciais e culturais, criando uma experiência imersiva e acessível.
A programação de cinco dias, que deve atrair um público estimado de 100 mil pessoas, contará com circuitos e disputas de startups, experiências sensoriais, gastronomia, games, exposições e shows.
O Festival Curicaca tem o patrocínio cultural da Petrobras através da Lei de Incentivo, e conta com parceiros como BNDES, Embratur, Embrapii, ABIMDE, CNI, Senais, Sebrae, Embrapa, IFB, UNB, P&D Brasil, UCB, Finep, MEC e MDIC.
PATROCÍNIO CULTURAL
O “Esquenta Curicaca” é apresentado pelo Ministério da Cultura e pela Petrobras, que há décadas desempenha um papel central como uma das maiores patrocinadoras da cultura brasileira.
SOBRE ABDI
A ABDI é vinculada ao MDIC/Governo Federal e atua para fortalecer a indústria nacional, impulsionando a competitividade, inovação e sustentabilidade do setor produtivo.
PROGRAMAÇÃO ESQUENTA CURICACA
4 de outubro
Tia Zélia: Samba da Tia Zélia (part. Nego Álvaro) – 18h às 19h
7 de outubro
INFINU: Fernanda Takai – 21h às 22h
8 de outubro
INFINU: Odair José – 21h às 22h
ORDINÁRIO: Breno Alves (part. Fabiana Cozza) – a partir das 20h
AMBAR: Jaloo
TEATRO LA SALLE: Saltimbancos – 20h às 22h
9 de outubro
INFINU: Alice Caymmi canta Nana Caymmi – 21h às 22h15
ORDINÁRIO: 7NARODA (part. Leandro Sapucaí) – a partir das 20h
AMBAR: Febre90
TEATRO LA SALLE: Criss Paiva – 20h às 22h
10 de outubro
INFINU: As Fulô do Cerrado (20h30 e 0h) e Juliana Linhares (22h)
ORDINÁRIO: BenzaDeus (part. Paula Lima) – a partir das 20h
AMBAR: Forró Red Light, Batu Kizer e Caveira de Goiânia
BIROSCA: Baile Curicaca (Mc Carol, DJ Caio Prince, Larinhx, Zapatta)
TEATRO LA SALLE: Matheus Buente – 20h às 22h
11 de outubro
ORDINÁRIO: Sambadona (part. Ellen Oléria) – a partir das 20h
AMBAR: Mulu, Umiranda e Lys Ventura
GALPÃO 17: Dead Fish, Mukeka di Rato, Galinha Preta, Trampa, DFC, Xavosa – 18h às 2h
Programação sujeita a alteração
Foto: Matheus José Maria
Fonte Oficial: https://www.abdi.com.br/ministerio-da-cultura-e-petrobras-fazem-esquenta-curicaca-em-brasilia-com-grandes-nomes-da-musica-brasileira/