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MIT Technology Review Brasil anuncia as 20 empresas mais inovadoras do país em 2025

A MIT Technology Review Brasil divulgou nesta segunda-feira (29), durante o EmTech 2025, a lista das 20 empresas que receberam a chancela Innovative Workplaces 2025. O levantamento chega à sua quarta edição e reúne organizações que, segundo a pesquisa conduzida pela publicação, incorporaram a inovação como parte de sua cultura, processos e resultados.

As empresas selecionadas este ano, em ordem alfabética, são: Ambev, Ancar Ivanhoe, Bradesco Seguros, Brasilseg, Claro, Generali, Grupo Boticário, Hospital Moinhos de Vento, iFood, Johnson & Johnson, Leroy Merlin, Lojas Renner S.A, Minerva Foods, NTT Data, Petrobras, Positivo S+, Repsol Sinopec Brasil, TIM, Vivo e WEG.

De acordo com a MIT Technology Review Brasil, quatro empresas aparecem desde a estreia do estudo em 2022: iFood, Generali, Petrobras e Vivo/Telefônica. Outras três foram reconhecidas em três edições: Ambev, Bradesco Seguros e Grupo Boticário. Renner S.A e Claro figuraram em duas listas, enquanto nove empresas aparecem pela primeira vez em 2025, entre elas Ancar Ivanhoe, Hospital Moinhos de Vento, Brasilseg, Johnson & Johnson, Leroy Merlin, Minerva Foods, Positivo S+, Repsol Sinopec Brasil e WEG.

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Segundo os organizadores, os principais setores representados na edição de 2025 foram Tecnologia e Telecom, Serviços, Finanças & Seguros e Varejo & Consumo.

MIT Technology Review e panorama de evolução

O estudo aponta que houve crescimento em diferentes dimensões avaliadas. Entre 2024 e 2025, a média de exploração subiu de 4,40 para 4,44 e a de experimentação de 4,55 para 4,62. Processos internos tiveram avanço mais expressivo, de 3,99 para 4,42, e produtos evoluíram de 4,18 para 4,26. Já em ESG, houve uma leve queda, de 4,30 para 4,22, enquanto a inteligência artificial passou de 4,20 para 4,25.

Nos resultados de impacto, os financeiros cresceram de 3,60 para 3,69, e os não financeiros, relacionados a reputação e percepção de mercado, de 4,10 para 4,15.

“O que observamos em quatro anos de Innovative Workplaces é uma mudança de paradigma. A inovação deixou de ser tratada como diferencial competitivo e passou a ser pilar estratégico das organizações brasileiras. Se nas primeiras edições destacávamos esforços pontuais em produtos ou serviços, hoje vemos empresas que institucionalizaram a inovação como parte de sua cultura, em áreas que vão de processos internos à inteligência artificial e ESG”, afirma André Miceli, CEO da MIT Technology Review Brasil e coordenador da pesquisa.

Metodologia

O levantamento considerou fatores quantitativos e qualitativos, entrevistas com executivos e análise de dimensões como gestão, marketing, processos e produtos. A edição de 2025 incluiu novas variáveis: exploração, experimentação, práticas de ESG e maturidade em inteligência artificial.

“Nos últimos anos, observamos o amadurecimento do mercado. Houve crescimento no número de inscritos até 2024, seguido de estabilização em 2025. Esse processo trouxe maior diversidade setorial e inclusão de novos indicadores, como inovação aberta, uso de dados e diversidade. A partir desta edição, dimensões como exploração e experimentação também se tornaram decisivas para reputação e impacto não financeiro”, explica Miceli.

Desde 2022, o número de companhias participantes cresceu de pouco mais de mil para mais de duas mil em 2024, até atingir a marca de 1.500 inscrições neste ano. O estudo aponta que a inovação em processos internos segue sendo o principal vetor de resultados financeiros entre as empresas avaliadas.


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Fonte Oficial: https://startupi.com.br/mit-technology-review-brasil-mais-inovadoras/

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