in

Em live, CGU tira dúvidas e esclarece pontos relevantes do novo ciclo do Programa Time Brasil — Controladoria-Geral da União

A Controladoria-Geral da União (CGU) realizou, nesta terça-feira (23), uma live especial sobre o novo ciclo do Time Brasil. O programa oferece suporte a estados, municípios e ao Distrito Federal na adoção de medidas voltadas ao fortalecimento integrado da gestão pública, com foco em ações de integridade, ética, transparência e controle social. A transmissão foi feita pelo canal oficial da CGU no YouTube e reuniu gestores, servidores públicos e representantes da sociedade civil interessados em conhecer as novidades do programa.

O evento contou com a participação da Secretária de Integridade Pública da CGU, Patrícia Alvares, do Coordenador de Promoção de Integridade para Estados e Municípios, José Rui, além de integrantes da equipe técnica do Time Brasil, Daniel Lyra e Eliade Pereira, e representantes de diversas áreas da CGU. Durante a live, os convidados detalharam as novas funcionalidades da plataforma, explicaram o processo de adesão ao programa e esclareceram dúvidas enviadas pelo público.

Ao destacar a importância do encontro virtual, a secretária Patrícia Alvares lembrou o lançamento oficial do novo ciclo em Brasília e reforçou a necessidade de aprofundar o diálogo com os gestores públicos. “No dia 8 de setembro tivemos o relançamento do Time Brasil, mas entendemos que aquele momento não foi suficiente para explanar todos os pontos necessários sobre o programa. Por isso, organizamos esta live especial, para esclarecer dúvidas e detalhar melhor as possibilidades que o Time Brasil oferece”, afirmou.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A iniciativa faz parte da agenda de cooperação federativa conduzida pela CGU. Segundo a secretária, o programa é uma porta de entrada para que estados e municípios adotem ferramentas que reforcem a governança, melhorem a eficiência administrativa e ampliem a confiança da população nas instituições.

Ao final do encontro, os representantes da CGU reforçaram o convite para que gestores estaduais e municipais conheçam mais de perto o Time Brasil e avaliem a adesão ao programa. Para eles, a iniciativa representa uma oportunidade concreta de aprimorar a gestão pública e consolidar políticas baseadas em integridade, ética e transparência.

Saiba mais sobre o Programa:

O Programa Time Brasil funciona em três etapas principais: autodiagnóstico da gestão, elaboração de um plano de ação personalizado e acompanhamento técnico pela CGU.

No autodiagnóstico, os entes avaliam sua situação à luz das funções de integridade pública , como controle interno, corregedoria, ouvidoria e participação social, transparência e acesso à informação e ética pública, identificando lacunas e prioridades.

Com base nesse retrato, é elaborado um plano de ação referenciado na matriz do Time Brasil, com a definição de metas e responsáveis por eixo, conforme o porte e a capacidade do ente, e duração de até 12 meses.

Para apoiar a execução, a CGU disponibiliza serviços e redes como: uso e integração do Fala.BR (Ouvidoria e Acesso à Informação), uso do ALICE (Analisador de Licitações, Contratos e Editais), capacitações e trilhas formativas, comunidades de prática e redes de integridade, além de modelos, guias e atendimentos técnicos especializados.

No acompanhamento técnico, a CGU realiza monitoramento periódico das entregas, com suporte das Unidades Regionais e possibilidade de visitas in loco para orientação e validação de avanços, assegurando aderência às diretrizes e metas do programa.

*Para outras informações acesse o site do Time Brasil (https://www.gov.br/cgu/timebrasil) e assista à live no YouTube da CGU. (https://www.youtube.com/watch?v=NqL1Vzy3PvM)*



Fonte Oficial: https://www.gov.br/cgu/pt-br/assuntos/noticias/2025/09/em-live-cgu-tira-duvidas-e-esclarece-pontos-relevantes-do-novo-ciclo-do-programa-time-brasil

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Festival celebra cultura latino-americana em São Paulo, neste domingo