in

A convite da FIRJAN, ABDI discute criação do Parque Tecnológico de Três Rios e Região

A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) participou, nesta sexta-feira (26), de uma agenda estratégica em Três Rios (RJ) para debater a criação do Parque Tecnológico da região. O encontro, realizado a convite da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN) e da Prefeitura Municipal, marcou um passo importante na mobilização de parceiros para estruturar um novo centro de inovação no estado.

A reunião reuniu representantes de instituições-chave do ecossistema de ciência e tecnologia, como a Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, o Instituto Raízes, o Instituto Oscar Niemeyer, a Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) Centro-Sul Fluminense, a Fundação Getulio Vargas (FGV), a OAB, além de empresas e startups locais.

A diretora de Economia Sustentável e Industrialização da ABDI, Perpétua Almeida, foi recebida pelo diretor-presidente do Sindicato Nacional das Indústrias de Materiais de Defesa (SIMDE) e 1º vice-presidente da FIRJAN, Carlos Erane. A ABDI e o SIMDE mantêm um Acordo de Cooperação Técnica que fortalece a atuação conjunta em projetos de inovação e desenvolvimento industrial.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O projeto do Parque Tecnológico já conta com uma concepção preliminar e uma rota tecnológica definida, que inclui incentivos fiscais para atração de investimentos. A iniciativa tem como objetivo alavancar setores estratégicos para o Centro-Sul Fluminense, como os ramos de alimentação, metalmecânico, plástico, ferroviário, aeroespacial e Indústria 4.0.

Compromisso com o desenvolvimento sustentável

Durante sua fala, Perpétua Almeida reafirmou o compromisso da ABDI com a iniciativa. “Vocês estão criando aqui um arranjo capaz de reter talentos, desenvolver a indústria local e promover uma expansão urbana organizada, com geração de emprego e renda. Nessas áreas, a ABDI pode contribuir de forma decisiva, abraçando essas pautas que são de todos nós”.
A diretora destacou ainda a sintonia do projeto com as diretrizes da Nova Indústria Brasil (NIB). “Esta nova indústria já nasce com o compromisso ambiental, adotando tecnologias que economizam água e energia e, ao mesmo tempo, promovem inclusão social. O que buscamos é crescimento com sustentabilidade, emprego e renda para a população”.

Perpétua ressaltou ainda as vantagens competitivas de Três Rios, em especial a articulação entre instituições locais, a prefeitura e a FIRJAN. Segundo ela, o impacto da iniciativa pode ser ampliado com a criação de um consórcio intermunicipal, envolvendo cerca de dez municípios vizinhos, fortalecendo a integração regional.

A agenda reforça o compromisso da Agência em promover a interiorização da inovação no Brasil, estimulando ecossistemas produtivos que gerem emprego, renda e desenvolvimen

Fonte Oficial: https://www.abdi.com.br/a-convite-da-firjan-abdi-discute-criacao-do-parque-tecnologico-de-tres-rios-e-regiao/

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Com US$ 1,1 tri, investimento estrangeiro bate recorde de 46,6% do PIB