A xAI, startup de inteligência artificial de Elon Musk, entrou com um processo contra a OpenAI na Justiça federal da Califórnia, acusando a rival de roubar segredos comerciais e adotar práticas ilegais para obter vantagem na corrida pelo desenvolvimento de tecnologias de IA. As informações são da Reuters.
Na ação, protocolada na quarta-feira (10), a xAI afirma que a OpenAI teria adotado um “padrão profundamente preocupante” de contratar ex-funcionários da companhia com acesso a informações confidenciais sobre o chatbot Grok, além de códigos-fonte e estratégias de operação de data centers. A empresa alega que a OpenAI teria induzido os profissionais a violar obrigações de confidencialidade.
Apple também entra na disputa judicial da xAI
A denúncia cita a contratação do engenheiro Jimmy Fraiture e de um executivo sênior de finanças, além do ex-engenheiro Xuechen Li, que já responde a outro processo da xAI por supostamente levar informações sigilosas para a OpenAI. Li ainda não se manifestou, e Fraiture não foi incluído como réu.
O processo se soma a uma série de disputas judiciais envolvendo Musk e a OpenAI. O bilionário também acusa a empresa de ter se desviado de sua missão original ao se tornar uma companhia com fins lucrativos, enquanto a OpenAI moveu uma ação contra Musk por assédio.
Separadamente, a xAI processou a Apple, alegando que a companhia teria conspirado com a OpenAI para suprimir plataformas rivais. Apple e OpenAI ainda não comentaram os novos processos.
As disputas reforçam a escalada da batalha no Vale do Silício por talentos em IA e participação em um setor avaliado em centenas de bilhões de dólares.
Aproveite e junte-se ao nosso canal no WhatsApp para receber conteúdos exclusivos em primeira mão. Clique aqui para participar. Startupi | Jornalismo para quem lidera inovação!
Fonte Oficial: https://startupi.com.br/xai-processa-openai-roubo-segredos-comerciais/