in

Debate pejotização e possíveis mudanças do STF que podem afetar as empresas

Em abril de 2025, Gilmar Mendes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a suspensão nacional de todos os processos que analisavam a legalidade da pejotização (Tema 1.389). A medida visava assegurar uniformidade das decisões judiciais e reduzir a insegurança jurídica diante de decisões divergentes na Justiça do Trabalho e no próprio Supremo. Para isso, foi agendada uma Audiência Pública no STF, em 6 de outubro, para esclarecer diversos pontos em torno dessa questão.

A prática da pejotização — contratação de profissionais via Pessoa Jurídica (PJ) em vez de vínculo CLT — tem levantado intensas discussões jurídicas, econômicas e sociais, diante de um descompasso entre as formas tradicionais de admissão e as necessidades atuais do mercado.

De forma a esclarecer ao setor produtivo o que será abordado no Supremo, assim como o que pode mudar nos contratos de prestação de serviço, o Conselho de Emprego e Relações do Trabalho da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) realizará, no dia 26 de setembro, uma live com grandes especialistas, a partir das 10h. 

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Mais do que esclarecer do que se trata a pejotização e o que está em jogo no STF, os palestrantes ainda vão falar sobre as condições de contratação de serviço que mais demandam atenção das empresas, de forma a evitar que se configure como uma relação laboral.

Confira, a seguir, os convidados.

José Pastore  — presidente do Conselho de Emprego e Relações do Trabalho da FecomercioSP

Estêvão Mallet — advogado, professor na Universidade de São Paulo (USP) e integrante do Conselho de Emprego e Relações do Trabalho da Entidade

Otávio Pinto e Silva  — professor de Direito do Trabalho e de Seguridade Social na USP

Luciana Yeung — economista e professora no Insper

Participe e aproveite para tirar dúvidas na live! Veja, a seguir, algumas questões que serão debatidas pelos especialistas.

Serviço

Pejotização em Debate: Segurança Jurídica e Competitividade para Empresas

26 de setembro

Das 10h às 12h

Faça a sua inscrição gratuita aqui.



Fonte Oficial: https://www.contabeis.com.br/noticias/73022/debate-pejotizacao-e-possiveis-mudancas-do-stf-que-podem-afetar-as-empresas/

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Festival Curicaca em Sobradinho promove debate sobre profissões inovadoras

Microsoft anula contrato com Israel usado na vigilância de palestinos