in

Turismo com propósito marca segundo dia do Festival Curicaca no IFB Riacho Fundo

Com foco no turismo como ferramenta de transformação e pertencimento, o segundo dia do Festival Curicaca no IFB Campus Riacho Fundo, promovido pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), reuniu especialistas para discutir inovação, experiências e sustentabilidade no setor.

A conversa reuniu a designer de experiências Tati Petra, a coordenadora-geral de Inovação, Inteligência e Estatísticas do Turismo do Ministério do Turismo, Bárbara Blaudt Rangel, e a gerente de Qualidade e Guest Relations do Royal Tulip Brasília Alvorada, Sasha Loriano, com mediação de Daiane Bastos.

Na abertura, Tati Petra destacou que inovar no turismo significa revelar a alma dos lugares. Ela relembrou iniciativas realizadas em Brasília, como a Trilha dos Azulejos, que levou milhares de estudantes a conhecerem a cidade pelas obras de Athos Bulcão, e o Experimente Brasília, considerado pioneiro no país em turismo de experiências. “A essência do destino está nas pessoas do território, e não em um modelo moldado apenas para o visitante”, afirmou.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Em seguida, Bárbara Blaudt Rangel compartilhou sua trajetória entre Embratur e Ministério do Turismo para reforçar a importância da articulação entre governo, iniciativa privada e comunidade na construção de destinos sustentáveis. Para ela, o futuro do setor está em reconhecer a economia criativa como ativo turístico e em consolidar modelos de governança, como o de Destinos Turísticos Inteligentes, que integram inovação, sustentabilidade e qualidade de vida para moradores e visitantes.

Já na perspectiva da hotelaria, Sasha Loriano relatou como a pandemia acelerou a reinvenção dos serviços. No Royal Tulip Brasília Alvorada, experiências como shows transmitidos diretamente para os quartos e eventos voltados ao público local abriram caminho para novas práticas. Hoje, afirmou, a aposta está na hiperpersonalização: “As pessoas querem sentir que a experiência foi feita para elas, e isso inclui desde cartas de boas-vindas até pacotes que valorizam a cultura brasiliense”.

O painel concluiu que a força do turismo contemporâneo está menos na infraestrutura e mais nas vivências com propósito. Histórias, valores comunitários e práticas responsáveis foram apontados como fatores decisivos para transformar uma visita em pertencimento — ao mesmo tempo em que elevam a qualidade de vida das comunidades anfitriãs.

O Festival Curicaca

O evento IFB Campus Riacho Fundo integra as atividades do Festival Internacional Curicaca, que será um grande ponto de encontro para inovação, sustentabilidade e futuro, conectando iniciativas públicas e privadas em um ambiente que une palestras inspiradoras, experiências imersivas e apresentações culturais. Inspirado em referências globais como o South by Southwest (SXSW), o evento traz uma identidade genuinamente brasileira, com foco em soluções locais e de impacto real.

Promovido pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), o Festival acontecerá de 7 a 11 de outubro, na Arena BRB Mané Garrincha, em Brasília. Serão 10 trilhas de conhecimento, palestrantes internacionais, gastronomia, shows, muita tecnologia e uma programação diversa que conecta cultura, negócios e futuro.

Fonte Oficial: https://www.abdi.com.br/turismo-com-proposito-marca-segundo-dia-do-festival-curicaca-no-ifb-riacho-fundo/

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Governo dos EUA impõe Lei Magnitsky a mulher de Alexandre de Moraes