A Controladoria Regional da União no Estado do Rio Grande do Sul realizou, no dia 16 de setembro, o X Fórum Regional de Auditorias Internas (FORAI-CGU/RS 2025), em Porto Alegre (RS), com o tema “Mudaram as estações. E a Auditoria Interna mudou?”. O FORAI contou com a inscrição de aproximadamente 100 agentes públicos de 23 Unidades/Entidades Federais no Rio Grande do Sul.
O evento buscou disseminar práticas relacionadas à atuação das Auditorias Internas Governamentais, proporcionar a interação e a integração das Unidades de Auditoria Interna e demais Unidades/Entidades. Além disso, buscou promover a capacitação dos auditores internos; auxiliar no desempenho das atividades das auditorias internas; e incentivar a melhoria contínua dos trabalhos realizados e o alcance dos objetivos estratégicos estabelecidos, com foco também nos controles internos, gestão de riscos, governança, integridade e inovação.
Ao longo do dia, foram ministradas palestras relacionadas à atuação das Auditorias Internas Governamentais (Federais) no RS a respeito de diversos assuntos, entre eles: fortalecimento da Auditoria Interna com o IA-CM; gestão de competências na atividade de auditoria interna governamental; apresentação institucional do TCU-RS; acompanhamento de recomendações por meio de um painel de providências permanente; controles inteligentes de auditoria; possibilidades de construção coletiva do PAINT; benefícios de auditoria realizada pela CGU na área de pesquisa do HCPA; informatização das atividades de auditoria, incluindo recursos de IA; auditoria integrada digital; auditoria interna como unidade de apoio à governança e uso da IA no processo de avaliação do Programa de Privacidade e Segurança da Informação – PPSI.
O secretário federal de Controle Interno, Ronald da Silva Balbe, não pôde estar presente, mas enviou uma mensagem em vídeo para a abertura do evento. Em sua fala, destacou a importância do debate dos temas abordados no evento, que são atuais e estão sendo discutidos no Brasil inteiro. Ressaltou também a abordagem de assuntos como o Canal UAIG, a construção do PAINT, o IA-CM e a importância da dinamização da rede colaborativa (Rede Qualifica) para incentivar a realização de avaliações do IA-CM. Por fim, o secretário expressou a sua enorme satisfação em colaborar para a realização do evento que está em sua décima edição.
A auditora Xênia Soares Ferreira, chefe de Divisão na CGMEQ/SFC/CGU, realizou apresentação sobre o fortalecimento da capacidade da auditoria interna com o IA-CM. Ela também falou sobre a Rede Qualifica, o Portal UAIG, o sistema e-CGU e a ferramenta ALICE, da CGU.
O superintendente da CGU-R/RS, Dávison Wisniewski de Souza, destacou a relevância da realização periódica do fórum, bem como ressaltou a importância da CGU estar presente e próxima também das Unidades de Auditoria Interna no RS, dialogando, trocando ideias, ouvindo a realidade e os desafios dos auditores e demais colaboradores. Além disso, reforçou que a CGU está de “portas abertas” e agradeceu a todas as pessoas do órgão central e da Regional/RS que deram o suporte para a realização do evento, bem como aos palestrantes (inclusive das próprias Unidades) e cada um dos participantes que tornaram o fórum humanizado e inovador, possibilitando o aprendizado conjunto para o fortalecimento do controle interno, do aperfeiçoamento da gestão pública e da governança, bem como da melhoria do atendimento ao cidadão e do bem-estar geral.
Durante o Fórum estiveram presentes servidores da CGU e de auditores internos (e/ou agentes públicos) dos seguintes órgãos, por exemplo: TCU, HCPA, GHC, EBSERH-HE-UFPEL, UFCSPA, UFPEL, UFRGS, TRENSURB, UNIPAMPA, UFSM, IFRS, IFSUL, IFFAR, SESI/SENAI, SESC/SEBRAE, SESCOOP, DENASUS-RS, PETROBRAS, Força Aérea Brasileira (FAB) e da Marinha do Brasil.