Um novo levantamento realizado pela consultoria IOB mostra que 58% dos profissionais da área de contabilidade consultados ainda não estão preparados para as mudanças trazidas pela reforma tributária. O número representa a soma de 41% que afirmam estar em fase inicial de preparação e 17% que precisam se aprofundar mais.
Os dados fazem parte da segunda edição da pesquisa “A opinião dos contadores brasileiros sobre a Reforma Tributária”, feita a pedido da Folha de S. Paulo, que ouviu 347 profissionais de contabilidade de todas as regiões do país e foi realizada de maio a julho deste ano.
Você está se preparando para lidar com as mudanças tributárias em andamento?
– 42% afirmou que “sim, já estou me atualizando por meio de cursos, conteúdos, treinamentos etc”;
– 41% disse que “estou na fase inicial para me preparar para as mudanças”;
– e 17% comentaram que “não, ainda precisa se aprofundar”.
Sérgio Approbato, diretor de Negócios da IOB, afirma que o cenário é preocupante, pois a reforma começa a ser implantada em janeiro de 2026 e a maioria dos entrevistados (82%) reconhece que haverá mais demanda por serviços de contabilidade. Na primeira sondagem, feita de março a maio de 2024, 60% esperavam aumento de demanda.
“Conforme vai se aproximando da obrigatoriedade da aplicação da lei, o profissional começa a ficar mais consciente do que está acontecendo. Talvez ele não esteja ainda totalmente preparado, como já deveria estar”, afirma.
Fonte Oficial: https://www.contabeis.com.br/noticias/72874/reforma-tributaria-58-dos-contadores-nao-estao-preparados-para-as-mudancas/