A A5X anunciou nesta terça-feira (16) a captação de R$ 200 milhões em rodada Série C, liderada por sua atual base de investidores. O valor será usado para atender exigências de capital regulatório e financiar a operação da empresa até alcançar o breakeven. Com o novo aporte, a companhia soma R$ 385 milhões levantados desde sua fundação, em 2023.
A empresa planeja iniciar suas operações em 2026 como bolsa e câmara de compensação e liquidação com contraparte central, competindo com a B3. O objetivo é oferecer infraestrutura moderna, combinando tecnologia da London Stock Exchange Group (LSEG) e sistemas proprietários, para trazer inovação, liquidez e eficiência ao mercado financeiro brasileiro.
A base acionária da A5X reúne grandes players globais, como ABN AMRO Clearing, IMC, Jump Trading, Optiver e XTX Markets, além da Ideal CTVM, adquirida pelo Itaú em 2023.
O time fundador conta com executivos de peso no setor financeiro. Entre eles estão Carlos Ferreira Filho, ex-sócio da XP e ex-vice-presidente da Câmara de Ações da B3; Julian Chediak, advogado especialista em mercado de capitais; Karel Luketic, ex-CFO e estrategista da XP; e Nilson Monteiro, cofundador da Ideal e pioneiro em electronic trading no Brasil.
Se cumprir o cronograma, a A5X pode se tornar a primeira concorrente relevante da B3 em décadas, abrindo espaço para maior competição e novas soluções no mercado de capitais do país.
Aproveite e junte-se ao nosso canal no WhatsApp para receber conteúdos exclusivos em primeira mão. Clique aqui para participar. Startupi | Jornalismo para quem lidera inovação!
Fonte Oficial: https://startupi.com.br/a5x-capta-r-200-milhoes-serie-c/