in

Indústria brasileira investe mais em inovação e gastos em P&D alcançam 0,70% da receita

O esforço das empresas industriais brasileiras em inovar ganhou novo retrato nesta sexta-feira (12), com a divulgação de um indicador inédito sobre investimentos em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D). Construído a partir de dados da Pesquisa Industrial Anual (PIA) e da PINTEC Semestral, levantamento conduzido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em parceria com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o índice mostra que, em 2023, empresas com 100 ou mais pessoas ocupadas destinaram 0,70% da receita líquida de vendas a atividades de P&D (R$ 38,3 bilhões). O resultado supera o registrado em 2022, quando o índice foi de 0,65% (R$ 36,9 bilhões).

Relevância para políticas públicas e o ecossistema de inovação

Para a analista de Produtividade e Inovação da ABDI, Simone Uderman, o indicador é estratégico para entender a dinâmica inovativa da indústria brasileira.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“É um dado muito caro para o ecossistema de inovação, porque permite aferir a importância conferida pelas empresas aos investimentos em P&D. Além de acompanhar o dado absoluto de gastos em P&D, é fundamental que se observe a evolução da proporção entre esses dispêndios e a receita líquida de vendas, pois se trata de um indicador de esforço tecnológico empresarial que pode nortear a formulação de políticas públicas”, explicou.

Destaca-se, ainda, que o momento coincide com o processo de implementação de uma nova política industrial no país. Com a estruturação da Nova Indústria Brasil (NIB), no âmbito dos esforços que o governo federal vem fazendo, a expectativa é que se tenha um resultado também positivo no próximo ano.

Destaques setoriais

Entre os setores que mais se destacaram em intensidade de gastos em P&D em 2023 estão:

  • Fabricação de produtos farmoquímicos e farmacêuticos (4,06%);
  • Fabricação de outros equipamentos de transporte (2,46%);
  • Fabricação de equipamentos de informática, eletrônicos e ópticos (1,71%);
  • Fabricação de veículos automotores, reboques e carrocerias (1,31%).

Na outra ponta, setores como Fabricação de bebidas (0,06%) e Manutenção, reparação e instalação de máquinas e equipamentos (0,11%) apresentaram os menores esforços relativos em P&D.

O levantamento mostra também diferenças relevantes conforme o porte da empresa. Enquanto organizações com 500 ou mais pessoas ocupadas aplicaram 0,74% da receita líquida em inovação, aquelas de 100 a 249 ocupados ficaram em 0,54% e as de 250 a 499 em 0,52%.

Sobre a pesquisa

Pesquisa de Inovação – PINTEC teve início em 2000, com resultados nacionais para o triênio 1998-2000, seguindo as diretrizes estabelecidas no Manual de Oslo, da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico – OCDE (Organisation for Economic Co-operation and Development – OECD) com vistas à comparabilidade internacional. A PINTEC fornece informações para a construção de indicadores setoriais, regionais e nacionais das atividades de inovação das empresas brasileiras com 10 ou mais pessoas ocupadas, tendo como universo de investigação as atividades das Indústrias extrativas e de transformação, bem como dos setores de Eletricidade e gás e Serviços selecionados.

Com a interrupção do levantamento trienal, iniciou-se, a partir do ano de 2021, a realização de uma nova pesquisa de inovação, com amostra, forma de coleta e conteúdo distintos. Esse levantamento, denominado Pesquisa de Inovação Semestral – PINTEC Semestral, é fruto de parceria do IBGE com a ABDI e a UFRJ. Tem o objetivo de suprir uma lacuna no painel de dados sobre inovação no país e fornecer informações consistentes de forma mais tempestiva que a PINTEC tradicional. A PINTEC Semestral fornece informações para a construção de indicadores setoriais e nacionais das atividades de inovação das empresas brasileiras com 100 ou mais pessoas ocupadas. Sua experiência sustenta a retomada da PINTEC trienal, cujo último levantamento ocorreu em 2017. A nova edição terá seus dados coletados no próximo ano e divulgados em 2027.

Acesse a íntegra da pesquisa em https://www.abdi.com.br/pintec/

Com informações IBGE

Fonte Oficial: https://www.abdi.com.br/industria-brasileira-investe-mais-em-inovacao-e-gastos-em-pd-alcancam-070-da-receita/

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Setor bancário e suas inovações são tema do Conselho de Notáveis

mais do que um processo, uma experiência