Brasília será palco, nos dias 18 e 19 de setembro, do II Seminário Celso Furtado de Política Industrial – ABDI 20 Anos, organizado pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) em parceria com a Universidade de Brasília (UnB). O encontro celebra as duas décadas da Agência e busca refletir sobre os desafios e perspectivas da indústria nacional em um momento considerado decisivo para o desenvolvimento do país.
A abertura oficial acontece no dia 18, às 16h30, com a participação do presidente da ABDI, Ricardo Cappelli. Durante a solenidade, serão lançadas três iniciativas estratégicas: a Rede de Especialistas em Política Industrial, a Revista Observatório ABDI e o Prêmio ABDI-CNPq de Economia Industrial, voltado a reconhecer teses, dissertações e artigos científicos que contribuam para o fortalecimento da política industrial no Brasil.
Debates
Mais do que um espaço de celebração, o seminário tem como objetivo central lançar um olhar crítico sobre os últimos 20 anos de política industrial no Brasil e construir propostas concretas para a reindustrialização do país. A ideia é reunir especialistas e autoridades para refletir sobre como o Brasil pode voltar a ocupar lugar de protagonismo na economia mundial, fortalecendo sua base produtiva e garantindo melhores condições de bem-estar à população.
O seminário se estrutura em quatro grandes painéis, que reúnem alguns dos principais economistas do país para discutir desafios e oportunidades, no dia 19. O primeiro debate, “A indústria brasileira no contexto da nova geopolítica: BRICs, protecionismo e guerras tarifárias”, contará com Paulo Nogueira Batista Jr., vice-presidente do Novo Banco de Desenvolvimento (BRICS), Clélio Campolina Diniz, professor emérito da Universidade Federal de Minas Gerais (FACE/UFMG) e ex-ministro de Ciência e Tecnologia, Luciana Acioly, pesquisadora do Ipea e presidente do Conselho Regional de Economia do Distrito Federal (Corecon-DF), e Célio Hiratuka, professor e diretor do Instituto de Economia da Unicamp.
O segundo painel, “Política monetária e fiscal e o desenvolvimento industrial”, trará ao centro da discussão nomes como Gustavo José de Guimarães, secretário-executivo do Ministério do Planejamento e Orçamento, Mauro Borges Lemos, ex-presidente da ABDI e atual assessor estratégico da Caixa Econômica Federal, Nelson Barbosa, diretor do BNDES e ex-ministro da Fazenda, e Cláudio Amitrano, diretor do Ipea.
No período da tarde, o tema será o “Desempenho atual da indústria brasileira e os caminhos para a neoindustrialização”, com participação do secretário nacional de Desenvolvimento Industrial, Inovação, Comércio e Serviços (SDIC/MDIC); Uallace Moreira Lima, de Nelson Marconi, professor e coordenador da Fundação Getúlio Vargas, e Frederico Rocha, professor e diretor do Instituto de Economia da UFRJ.
Encerrando a programação, o quarto painel discutirá as “Janelas de oportunidades: transição para uma Indústria Verde”, com a secretária de Economia Verde do MDIC, Julia Cortez, Thiago Barral, ex-presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Jorge Madeira Nogueira, professor de Economia da Universidade de Brasília (UnB) e Mayra Juruá, oficial nacional de Gestão de Programas na Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL).
Serviço:
II Seminário Celso Furtado de Política Industrial – ABDI 20 Anos
Data: 18 e 19 de setembro de 2025
Horário:
Dia 18 (quinta-feira): 16h30 às 20h
Dia 19 (sexta-feira): 9h às 17h
Local: Auditório da Faculdade de Administração, Contabilidade, Economia e Gestão de Políticas Públicas da Universidade de Brasília (FACE-UnB)
Fonte Oficial: https://www.abdi.com.br/ii-seminario-celso-furtado-celebra-20-anos-da-abdi-e-debate-futuro-da-industria-brasileira/