Nesta quinta-feira (11), o Festival Curicaca abriu sua programação no IFB Campus Estrutural com palestras e oficinas voltadas para soluções sustentáveis e tecnológicas capazes de transformar a realidade local. O encontro reuniu especialistas em moda sustentável, professores e estudantes do Instituto para discutir responsabilidades individuais e coletivas diante da crise de resíduos.
Pela manhã, o painel ‘Consumo consciente, futuro possível’, reuniu Carol Rosignoli, fundadora do brechó Desapeguei Bonito, e Sérgio Calado, designer e pesquisador, para um bate-papo sobre consumo consciente, mediado por Bárbara Cardelino, especialista em mercado de moda. O diálogo abordou os desafios locais da Estrutural, território marcado pela história do antigo lixão e por iniciativas comunitárias de reaproveitamento.
Para Bárbara Cardelino, ainda existe uma complexidade nas soluções tecnológicas, já que os processos que criaram conveniência na produção podem gerar novos impactos. “Para produzir um jeans ou um tecido de poliéster reciclado, também se gasta resíduos, insumos e água”, explicou.
Já Carol Rosignoli ressaltou que, embora os gestos cotidianos sejam importantes, mudanças efetivas dependem de políticas e práticas industriais. “Quando a gente fala de sustentabilidade, tende a puxar muito o discurso do que eu tenho que fazer… mas é essencial entender de quem devemos cobrar, colocar a responsabilidade certa no lugar certo”, afirmou.
Na mesma linha, Sérgio Calado defendeu que a transformação precisa ser estrutural: “O consumo não pode mais ser linear, precisa ser circular. Quando o último cliente descartar uma peça, ela precisa voltar ao ciclo e esse processo ser repensado. O descarte não pode ser feito em qualquer lugar”.
Os alunos presentes na plateia lembraram que práticas de circulação já existem nas comunidades periféricas, muitas vezes por necessidade, e que nem sempre recebem o reconhecimento acadêmico ou midiático. A interação entre os painelistas e estudantes ressaltou que políticas públicas inadequadas limitam soluções mais amplas.
Na programação da tarde, a oficina “Horta Sustentável” trouxe aprendizados práticos de técnicas de plantio e produção de mudas. Os participantes colocaram a mão na massa e reuniram materiais recicláveis e adubo para produzir as próprias mudas de alface, cebolinha, tomate e outros ingredientes. Ao mesmo tempo, as oficinas de engenharia mecânica sobre “Bicos injetores” e “Pneus e Rodas” fecharam o primeiro dia de evento.
Foto: Lainha Loiola
Fonte Oficial: https://www.abdi.com.br/consumo-consciente-e-responsabilidade-industrial-marcam-primeiro-dia-do-festival-curicaca-na-estrutural/