in

e-book esclarece etapas do planejamento à ação para alavancar suas vendas

A Black Friday 2025 promete ser um marco para o Comércio brasileiro — e os números comprovam: em 2024, as vendas online saltaram 10,7%, movimentando mais de R$ 9,3 bilhões, enquanto o varejo físico registrou crescimento expressivo de 16,1% na data.

Após um 2023 de queda, o setor tem mostrado sinais claros de recuperação, impulsionado pelo aquecimento do mercado de trabalho, 13º salário e consumidores mais dispostos a comprar. Mas atenção — o cenário não está livre de imprevistos. Com a taxa Selic fixada em 15%, a inadimplência em alta e o ambiente internacional volátil, o segundo semestre exige do empresário uma dose extra de estratégia e agilidade para não perder oportunidades — nem margem de lucro.

O segredo? Adotar uma preparação antecipada que passa pelo fortalecimento das vendas online — e, se possível, entrada em marketplaces —, ampliação de canais digitais como o WhatsApp, definição criteriosa de preços e frete, além de uma gestão integrada de estoques para evitar problemas nos dias de mais demanda. Estratégias como promoções diluídas ao longo de novembro, campanhas em redes sociais desde outubro e atenção à conformidade legal também são essenciais para não ser pego de surpresa.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

E não para por aí! Preparar o time para atendimento rápido e eficiente, diversificar as oportunidades de venda — com iniciativas de upsellcross-sell — e pensar em diferenciais além dos superdescontos das grandes redes podem ser fatores que vão atrair, fidelizar e encantar o consumidor em um dos maiores eventos do varejo mundial.

Quer saber como planejar cada etapa, mês a mês? Descubra quais ações implementam resultados concretos, as melhores práticas para evitar prejuízos e como se proteger dos riscos digitais que se intensificam nesse período.

Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) disponibiliza o e-book Jornada Black Friday mês a mês para auxiliar o Comércio a se preparar em cada fase. Acesse o material completo no FecomercioSP LAB e saiba como ter uma Black Friday mais rentável.

Inscreva-se para receber a newsletter e conteúdos relacionados

Fonte Oficial: https://www.fecomercio.com.br/noticia/jornada-black-friday-mes-a-mes-e-book-esclarece-etapas-do-planejamento-a-acao-para-alavancar-suas-vendas

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Eliminatórias: Brasil sucumbe à altitude e é derrotado pela Bolívia

Crédito rural do Pronaf tem 20 novos produtos com desconto