As nossas empreendedoras têm demonstrado, a cada dia, força, resiliência e capacidade de transformação. Elas movimentam a economia, criam redes de apoio, geram empregos e promovem mudanças sociais de grande impacto. A presença feminina no mercado cresce em ritmo constante, impulsionada pela coragem de enfrentar desafios e pela determinação de transformar sonhos em conquistas.
No dia 21 de setembro, celebramos o Florescer da Autoestima da Mulher, data instituída por lei municipal em São Paulo e considerada uma vitória do Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC) Nacional. Mais do que um dia no calendário, ela é um chamado para refletirmos sobre a importância do autocuidado, do fortalecimento da autoestima e do equilíbrio emocional na vida da mulher.
A proposta do Florescer da Autoestima é tão significativa que hoje, além da capital paulista, mais de 300 municípios já aprovaram a lei graças ao trabalho do CMEC. Só em Minas Gerais são mais de 150 cidades que adotaram a nossa proposta e inseriram a data em seus calendários. Essa valorização pessoal vai muito além do campo individual, ela impacta diretamente a vida profissional, as relações sociais e a capacidade de empreender.
O Florescer da Autoestima reforça a mensagem de que mulheres confiantes e seguras têm ainda mais poder de gerar oportunidades, liderar processos de mudança e transformar o futuro. Mais do que uma comemoração, dia 21 de setembro é um convite para a reflexão sobre o quanto a valorização pessoal impacta diretamente na vida profissional, nas relações sociais e na capacidade de empreender.
Ao reconhecer que o bem-estar e a autoconfiança são pilares fundamentais, o Florescer da Autoestima reforça a mensagem de que mulheres seguras e fortalecidas são capazes de transformar realidades, gerar oportunidades e liderar processos de mudança. Inclusive, a importância da autoestima será um dos grandes destaques da 6ª edição do Liberdade para Empreender.
O evento anual é promovido pelo CMEC Nacional – Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura, órgão da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp) e da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB). Com o tema “On-line/Off-line – Empreender no Digital e Viver no Real: Equilíbrio é o Novo Sucesso”, o evento, que acontecerá no dia 25 de novembro em São Paulo, vai propor uma reflexão sobre os desafios e possibilidades de empreender em um cenário onde o universo digital é parte integrante da vida profissional e pessoal.
Com uma programação de palestras, painéis, experiências e atividades práticas criamos esse encontro para ser um espaço de discussão sobre como a inovação tecnológica pode ser aliar à vida real de uma forma capaz de fortalecer o equilíbrio emocional, fundamental para o sucesso das nossas empreendedoras. Nós do CMEC, acreditamos que as conquistas das mulheres reverberam nas suas famílias, comunidades e em todo o país.
Por isso, cada avanço conquistado por uma empreendedora é também um avanço coletivo e o Florescer da Autoestima nos lembra que, quando a mulher reconhece sua força, ela abre caminhos para que outras também possam trilhar suas jornadas com coragem e propósito.
ANA CLAUDIA BADRA COTAIT
Presidente do Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC) Nacional. A entidade é parte da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp). E atua como um fórum de referência de estudos, debates e inspirações à mulher empreendedora, além de desenvolver ações, campanhas e projetos sociais e culturais. O CMEC tem mais de 850 conselhos da mulher distribuídos pelo Brasil.
Fonte Oficial: https://agenciadcnews.com.br/artigo-por-ana-claudia-badra-cotait-florescer-da-autoestima-um-convite-a-pensar-no-equilibrio-emocional/