A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) recebeu, nesta quarta-feira (3), uma comitiva chinesa de empresários e representantes do setor de refrigeração para avançar em parcerias voltadas à eficiência energética e ao fortalecimento da cadeia de compressores para ar-condicionado. A visita ocorre como continuidade à missão institucional da ABDI a Pequim e Xangai, em abril de 2025.
O grupo foi recebido pela diretora de Economia Sustentável e Industrialização da ABDI, Perpétua Almeida, acompanhada por parte da equipe da Agência: a líder do projeto ABDI na COP30, Neide Freitas; a líder do projeto de Eficiência Energética, Márcia Oleskovicz; a gerente da Unidade de Nova Economia e Indústria Verde, Talita Daher; e o analista de Produtividade e Inovação Eduardo Rezende.
O encontro teve como objetivo aprofundar o diálogo sobre o projeto de Eficiência Energética desenvolvido pela ABDI, em parceria com o Ministério de Minas e Energia (MME) e a organização internacional CLASP.
A delegação chinesa foi liderada por Mr. Xiaosong Zhang, professor na Southeast University e membro do Conselho Executivo da Chinese Association of Refrigeration (CAR). Também integraram a comitiva: Ms. Huiming Zou, professora da Chinese Academy of Sciences (CAS) e conselheira da CAR; Qunbing Zhao, diretor da Gree, líder global em ar-condicionado; Chuan Jiang, representante da GMCC (Guangdong Midea Compressor Co., Ltd.), uma das maiores fabricantes mundiais de compressores; Steven Zeng, diretor técnico da CLASP China; e Haizhen Tian, consultora da CLASP China.
Cooperação estratégica
As discussões tiveram como prioridade a definição de uma cooperação técnica para mapear as cadeias de ar-condicionado, refrigeração e compressores, buscando fortalecer a produção local e ampliar a competitividade da indústria nacional.
“O Brasil é referência em energia limpa, mas isso não está repercutindo na conta de energia da população. Precisamos, nas nossas parcerias, encontrar saídas para acelerar a solução desse problema e ajudar o Governo Federal e a ANEEL a fazer a distribuição de geladeiras eficientes para as famílias de baixa renda, que é um programa que está parado. Assim essas famílias iriam consumir menos energia”, afirmou a diretora Perpétua Almeida.
Durante a reunião, também foi discutida a atração de Investimentos Diretos Estrangeiros (IDE) para instalação de novas unidades fabris de compressores modernos no Brasil. Atualmente, a ausência de produção local obriga fabricantes a importar esses componentes, encarecendo a cadeia e dificultando o cumprimento do Processo Produtivo Básico (PPB). A parceria com a China, líder mundial no setor, é vista como um passo estratégico para superar esse gargalo.
Em um movimento estratégico para fortalecer a indústria nacional, especialistas chineses sinalizaram forte interesse em uma parceria com o Brasil.
“A China alcançou um alto nível de eficiência energética nos setores de refrigeração e climatização e está disposta a cooperar com o Brasil no desenvolvimento da indústria nacional, a partir do mapeamento das cadeias de valor e o incentivo ao adensamento produtivo. Isso significa produtos mais eficientes para o mercado interno e maiores oportunidades de exportação”, afirmou Oleskovicz.
O líder da comitiva chinesa destacou o interesse em uma cooperação técnica com a ABDI.
“Estou impressionado com tudo que estou vendo e acho que o desenvolvimento do país está indo muito bem. Estamos vendo que o país tem interesse em elevar a eficiência energética nos seus produtos, como parte da política de desenvolvimento industrial”.
E ressaltou: “Estamos dispostos a colaborar, seja no diálogo técnico, no diálogo político ou qualquer outra parte, para ajudar o Brasil a atingir o sucesso na eficiência energética. Podemos aqui disponibilizar nossa equipe técnica, por exemplo, e se houver necessidade de conversas entre governos e ministérios, podemos levar essa mensagem para a China”.
Agenda no Brasil
A agenda da comitiva chinesa no Brasil incluiu visitas à Suframa e à fábrica da Gree em Manaus (1º e 2/09). Em Brasília, além da ABDI, os representantes se reuniram com o Ministério de Minas e Energia (MME) e o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC). O grupo segue para o Rio de Janeiro, para encontros com o Procel e o Inmetro, e depois para São Paulo, onde visitará a Eletros, a Abrava e a Expo Febrava.
Fonte Oficial: https://www.abdi.com.br/comitiva-chinesa-visita-abdi-para-discutir-cooperacao-em-eficiencia-energetica/