Líderes experientes dão especial atenção à comunicação, pois é o canal através do qual todo relacionamento se concretiza. A comunicação é a atividade mais comum a qualquer pessoa. Estudos e pesquisas em organizações demonstram que 75% do tempo de um gestor é gasto se comunicando com outros, seja para conversar, telefonar, ler, escrever relatórios, enviar e-mails, motivar pessoas ou administrar conflitos. Por comunicação interpessoal, refiro-me à capacidade do indivíduo de se comunicar, dialogar e compreender os outros, bem como a de se fazer compreender. Líderes autênticos são mestres consumados neste quesito. Sabem o que interessa às pessoas, do que elas necessitam e de como motivá-las.
Conheça as 11 atitudes fundamentais de comunicação de líderes atuantes:
- É impossível não se comunicar
É importante considerar que tudo o que você faz e tudo o que você diz comunica aos outros seu modo de ser. E, mais importante ainda, tudo o que você não diz e tudo o que você não faz comunica igualmente às pessoas ao seu redor. Na condição de líder, isto é vital, porque todos estão observando você, o tempo todo, mesmo que você não perceba. Os liderados, e demais pessoas à sua volta, analisam constantemente seus comentários e suas ações: como você fala, como você sorri (ou não sorri), se você presta atenção aos outros (ou não) quando conversa, se você é assertivo (ou não), se você fala ou se omite, se é impaciente (ou não), agressivo (ou não) e assim por diante. Portanto, é impossível não se comunicar, mesmo que se esconda dentro de uma concha, porque até mesmo ao não se comunicar, você está dizendo a todos que prefere ficar isolado em vez de manter contato.
- Comunicação começa por você
A comunicação se inicia em você, mas é processada e entendida na mente da outra pessoa. A pergunta é: o que, e como, a outra pessoa entendeu o que você disse? Logo, o que importa não é apenas o que você diz, mas o que a outra pessoa entende do que foi dito. É fundamental saber se comunicar de forma clara, objetiva e concisa. Antes de comunicar algo, clarifique suas próprias ideias e a maneira de transmiti-las. Os pontos básicos de uma boa comunicação são: objetividade (vá direto ao ponto), clareza (vá por etapas, dê as explicações necessárias, não misture um assunto com outro), concisão (não diga em cinquenta palavras o que pode dizer em dez, nem diga em cinco palavras o que deve dizer em vinte).
- Ouça com atenção
Muitas vezes as pessoas acham que estão ouvindo, quando na verdade estão pensando no que vão dizer assim que o interlocutor parar de falar. Embora às vezes possa ser difícil, faça um real esforço para ouvir o que a outra pessoa está dizendo, pois nossa tendência é a de nos distrairmos com outra coisa e não ouvir atentamente. Essa impaciência é porque, muitas vezes, achamos que temos a solução e queremos colocá-la em prática o quanto antes. A verdadeira comunicação é uma via de mão dupla. Deixe de lado o que você estava fazendo e olhe nos olhos da outra pessoa, mostre que você está interessado no que ela diz, meneie a cabeça em sinal de concordância. Deixe que o interlocutor perceba que você se importa com o que ele está dizendo.
- Dê fluência ao diálogo
Não interrompa quando o outro estiver falando, pois é o princípio básico da comunicação. Evite atitudes agressivas ou defensivas, pois isto só irá dificultar o desenrolar da conversação e do entendimento. Ouça as sugestões, opiniões e ideias com naturalidade e aceitação. Sobretudo, não se irrite nem demonstre aborrecimento se os outros expressarem pontos de vista diferentes dos seus, ou não concordarem com você. Se for contra-argumentar, faça-o com tranquilidade, sem afetação. Ficará surpreso com quantas ideias e soluções novas surgem, simplesmente ouvindo.
- Faça perguntas criativas
Líderes ajudam outros a crescer e inovar continuamente através de perguntas criativas que fazem a diferença. Perguntar é uma forma ativa e criativa de fazer sondagens que auxiliam outros a crescerem. Ouvir é uma forma receptiva que também auxilia no desenvolvimento das pessoas. Essas duas formas complementares de abordagem fazem parte do ciclo de crescimento da comunicação. Líderes inovadores e que buscam soluções para os problemas concentram-se em fazer as perguntas certas, adequadas, muitas vezes gerando questões provocativas que obrigam os liderados a se aprofundar nos temas em discussão. Ao desenvolver outros líderes através de perguntas, estão, não apenas, ajudando-os a crescer, mas a terem experiências singulares e diferentes. Desafie os outros e a si mesmo, procurando soluções por ângulos diferentes. Cave e aprofunde mais as experiências, perspectivas e motivações. Desafie, de vez em quando, o status quo, e leve a conversação para um outro patamar, diferente do atual. Qual seria o impacto para sua equipe e para a organização se você fizesse perguntas cujas respostas alavancariam o crescimento da empresa? O que isso poderia também significar em termos de desenvolvimento das pessoas e equipes?
- Tenha coerência entre mensagem verbal e não verbal
Líderes sabem da importância de manter coerência entre palavras e atos. O professor Albert Mehrabian, da Universidade da Califórnia, pesquisou detalhadamente o processo de comunicação presencial (não por telefone ou escrita). Os estudos revelaram que apenas 7% do significado de uma mensagem são feitos verbalmente, enquanto que 38% são transmitidos pelo tom de voz e 55% através da linguagem corporal. Isto é, comunicamos 93% da nossa mensagem de modo não verbal através do tom de voz, gestos, postura, jeito de nos conduzirmos e falarmos. Quando nossa linguagem verbal contradiz nossa linguagem não verbal, o resultado será uma distorção de comunicação e o interlocutor acreditará, não no que você disse, mas no que ele viu e sentiu. Desse momento em diante, ele passará a prestar atenção na nossa postura e ignorará as palavras.
- Líderes são ótimos comunicadores
A capacidade de comunicação é uma das habilidades mais importantes de que o líder necessita para ser bem-sucedido em sua missão. Se você pretende liderar uma equipe, um departamento, uma organização, ou o que mais for, terá que ficar ‘calejado’ em comunicação e se sentir tranquilo ao dialogar com as pessoas. Mantenha contato visual, respeite as opiniões das pessoas, preste atenção em sua própria comunicação não verbal (se é tranquila, defensiva, agressiva, apática, como é seu tom de voz). Examine os grandes líderes e verá que todos eles são excelentes comunicadores. Mesmo quando discorrem sobre suas próprias ideias, eles o fazem de uma maneira que fala diretamente às emoções e aspirações das pessoas, deitam raízes no âmago delas. Eles sabem que a verdadeira mensagem não é a do mensageiro (isto é, a do líder), mas ir ao encontro às necessidades e expectativas dos membros da equipe. Eles trazem à tona o melhor de cada um visando arquitetar e construir objetivos que realmente respondam às necessidades da empresa e dos colaboradores.
- Grandes líderes entregam mais do que recebem
Os melhores líderes não são hábeis apenas em motivar e em se comunicar, mas também são adeptos em repassar ideias, alinhar expectativas, inspirar ações e difundir a visão que têm das coisas. Quando você se concentra mais em contribuir do que em receber, terá realizado sua missão e, curiosamente, ao focalizar seus esforços em desenvolver pessoas e organizações, você aprenderá e crescerá muito mais do que se tivesse simplesmente se preocupado em atingir sua própria agenda.
- Aprenda a ler nas entrelinhas
Focalize sua atenção num grande líder, e você verá uma pessoa dotada de grande capacidade de ler nas entrelinhas. Ele, ou ela, tem a incrível habilidade de entender e perceber o que não foi dito, observado ou ouvido. Na era da comunicação instantânea, como a que estamos vivendo, as pessoas estão muito mais interessadas em comunicar seus pensamentos e opiniões e falham em não perceber o quanto perdem por não aprender com as ideias das outras pessoas. Mantenha seus olhos e ouvidos bem atentos, e tenha sob controle seus lábios, e ficará surpreso de como sua capacidade perceptiva da organização e das pessoas aumentará muito acima do normal.
- Tenha um plano de contingência em comunicação
Ao se comunicar, tenha um plano de contingência. Lembre-se que para que haja uma interação bem-sucedida, seu objetivo deve estar alinhado com as pessoas com as quais você está interagindo. Caso sua mensagem, clareza ou empatia não estejam produzindo os efeitos desejados, você tem que mudar o rumo da conversação. Enriqueça o diálogo com histórias, analogias, humor, coloque em pauta desafios para o grupo, faça perguntas que provoquem a participação de todos. Por outro lado, não presuma que alguém esteja preparado para conversar com você, só porque você está preparado para conversar com essa pessoa. O ponto chave aqui é que, ao transmitir uma mensagem, assegure-se de que ela é verdadeira, correta, específica, consistente, clara e fundamentada em sólidos argumentos. E – o mais importante -, tenha em mente de que a comunicação não diz respeito a você, a suas opiniões ou sua posição. Ela diz respeito ao entendimento e comprometimento de todos na busca da satisfação das necessidades e interesses da empresa e do quadro de colaboradores.
- Preveja o surgimento de boatos e rumores
Boatos e rumores surgem apenas quando há pouca ou nenhuma informação sobre um assunto polêmico ou problemático, e só acabam causando mágoas, desapontamentos, raiva e insegurança. É um estado de coisas que tende a aumentar na proporção exata em que aumenta a falta de informação, e também, da omissão das lideranças que comandam a empresa. Você poderá saber o nível de transparência com que sua empresa (ou setor) trata dos assuntos problemáticos, pelo número de boatos e mexericos que acontecem na organização. Quando não existe informação transparente e confiável, os funcionários criam suas próprias informações. Quando os colaboradores sabem o que está acontecendo na empresa, eles não ficarão adivinhando. Faça reuniões semanais com a equipe, utilize regularmente a intranet, mantenha a comunicação aberta. É fundamental que a comunicação seja a mais clara possível. Quanto mais os colaboradores forem informados a respeito de questões que lhes afetam, menor será a tensão e o estresse que porventura possa ocorrer por conta de notícias mal veiculadas ou falsas.
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Fonte Oficial: https://www.contabeis.com.br/artigos/72584/11-atitudes-fundamentais-de-comunicacao-para-lideres/