A Controladoria-Geral da União (CGU) divulga hoje o resultado preliminar do 1º Concurso de Reúso de Dados Abertos, uma disputa entre 57 soluções inovadoras: aplicativos, painéis analíticos, índices de avaliação de desempenho, portais, modelos de IA e outros, todas desenvolvidas com conjuntos de dados abertos disponíveis no Portal Brasileiro de Dados Abertos.
Os 10 primeiros colocados são:
1º – Índice pelo Futuro das Cidades – 98,66 pontos
2º – Agenda Transparente – 95,66 pontos
3º – Atlas da Mineração do Ceará – 95,66 pontos
4º – Medicamentos Transparentes – 95,33 pontos
5º – Vis Data (Visualizador de Dados de Programas Sociais) – 93 pontos
6º – Mapa Social MDS – 93 pontos
7º – Observatório da Presença Negra no Serviço Público – 91,66 pontos
8º – ABDI Observatório – MPE – 91 pontos
9º – Perfil Setorial – 88,66 pontos
10º – Perfil dos Municípios Cearenses – 87,66 pontos
Confira a pontuação de todos os candidatos do certame na página oficial do Concurso aqui.
A fase recursal encerra-se em 10 de setembro, conforme disposições do tópico 13 do Edital. Importante ressaltar que, em caso de empate, são priorizadas as melhores notas nos seguintes critérios, nesta ordem: fomento à transparência e controle social; foco nas pessoas e impacto para a sociedade; inovação; apresentação; inclusividade; o uso de mais de uma fonte de dados abertos; e o uso de ferramentas tecnológicas.
O resultado definitivo da disputa será divulgado pela CGU no dia 17 de setembro. As três melhores iniciativas serão premiadas com troféus, certificados, direito ao uso do Selo de vencedor do “Concurso de Reúso de Dados Abertos” nos materiais de divulgação e terão suas soluções divulgadas nos canais de comunicação da CGU.
Todos os 57 candidatos do 1º Concurso de Reúso de Dados Abertos permanecerão com seus projetos disponíveis ao público na Galeria de Reúsos do Portal Brasileiro de Dados Abertos e farão parte de futuras ações de incentivo ao desenvolvimento de soluções inovadoras por meio do uso de dados abertos governamentais.
Galeria de Reúsos do Portal Brasileiro de Dados Abertos
A Galeria de Reúsos é uma importante vitrine de soluções que demonstra o potencial dos dados abertos governamentais. Criada para divulgar e valorizar o empenho de quem desenvolve soluções com dados abertos, o espaço reúne aplicações, estudos, painéis, manuais, plataformas, serviços e outras iniciativas cadastradas por cidadãos, organizações públicas ou privadas. Qualquer pessoa pode cadastrar um reúso, desde que informe ao menos um conjunto de dados disponível no portal que tenha sido utilizado na solução apresentada.
A galeria promove o compartilhamento de experiências entre governo e sociedade civil, estimula novas criações e apresenta a diversidade de possibilidades que os dados abertos oferecem.
O Portal Brasileiro de Dados Abertos
O Portal Brasileiro de Dados Abertos, que, atualmente, possui mais de 15000 conjuntos de dados cadastrados, é a plataforma disponibilizada pelo Poder Executivo Federal para que todos possam encontrar e utilizar dados abertos governamentais das mais variadas formas e sobre os mais variados temas.
Cada órgão ou entidade é responsável pela catalogação e atualização de seus dados no Portal. Organizações externas ao Poder Executivo Federal, públicas ou privadas, também podem ofertar dados abertos no Portal por meio de adesão voluntária.
A plataforma não somente disponibiliza diversos recursos de busca e navegação e ambientes para debates relacionados aos conjuntos de dados catalogados, mas também permite a visualização de inventários de dados dos órgãos e entidades. Além disso, dispõe de funcionalidade para a interação direta entre usuários e publicadores de dados, espaço de conteúdos relacionados à temática, lives realizadas pela CGU, manuais, cartilhas de boas práticas, legislações relacionadas, notícias e uma seção exclusiva de soluções de reúsos dos dados do Portal.
Fonte Oficial: https://www.gov.br/cgu/pt-br/assuntos/noticias/2025/08/cgu-divulga-classificacao-preliminar-do-1o-concurso-de-reuso-de-dados-abertos