O Festival RME, idealizado por Ana Fontes, celebra sua 14ª edição com um marco: a consolidação como maior evento de empreendedorismo feminino da América Latina. Em entrevista ao STARTUPI, Ana traz reflexões sobre a evolução do Festival ao longo dos anos e destaca o compromisso renovado com as principais demandas das mulheres empreendedoras.
“Esse ano a gente está buscando se concentrar nas principais demandas das mulheres. Elas querem falar sobre vendas, mentorias, comunicação e marketing”, afirma a fundadora, sublinhando o alinhamento entre a programação e as necessidades reais do público.
Novidades do Festival RME
A edição 2025 traz novidades que permitem ampliar o espaço dedicado à economia colaborativa e aos diálogos culturais. “Uma grande mudança é que esse ano o Festival é incentivado. A gente conseguiu aprovação da Lei Rouanet, então temos um espaço mais acentuado para economia colaborativa, questões mais culturais, espaço para falarmos sobre isso.”
Com recorde de estandes na feira de negócios e uma área social dedicada, o evento amplia sua visibilidade e alcance para as participantes. “A feira de negócios também está maior. A feira tem 70 estandes e ampliamos a área de estandes sociais. A RME mesma banca esses estandes, e as participantes têm acesso.”
Outro reforço importante: o espaço kids, pensado para famílias que participam do evento. “Temos muitas mães que participam e deu super certo, porque as mães e pais podem levar as crianças e circular por ali.”
Além disso, a mentoria, que já é tradição no Festival RME, continua sendo uma das áreas mais aguardadas. As mentoras passam por processo seletivo e pequeno treinamento, e as empreendedoras retiram senhas na hora, sendo orientadas a levar dúvidas específicas. Os resultados vão além das sessões pontuais: “Há inúmeros casos das mentoras virarem investidoras ou sócias dos negócios.” É o tipo de desdobramento que transforma uma mentoria em uma parceria duradoura — e que reafirma o propósito de empoderamento econômico através da rede.
Um ecossistema que fortalece
Ana Fontes destaca desafios persistentes, especialmente no acesso a capital e visibilidade para as mulheres empreendedoras — sobretudo as negras: “Os dados do estudo de empreendedoras negras, infelizmente, ainda são assustadores. Não temos acesso a capital e visibilidade na mesma proporção, por enquanto.”
Para reverter esse quadro, é necessária ação coletiva e políticas públicas com poderes de impacto real. “Embora o número de empreendedoras esteja crescendo no Brasil, ainda temos desafios. É comum que essa mulher venha empreender ‘empurrada’, não por oportunidade. E por isso a gente precisa ter política pública para ajudar essas mulheres”, diz.
Com expectativa de atrair cerca de 10 mil pessoas presencialmente — além de transmitir online e ao vivo — o festival reforça sua dimensão nacional. Em 2024, contou com 8 mil participantes e mais de 5 milhões de visualizações online nas mídias digitais.
A curadoria do evento é liderada por Caroline Aguiar, COO da RME, com base em análises do evento anterior, da pesquisa anual do Instituto RME e de um formulário aberto que já recebeu mais de 600 inscrições. São 300 palestrantes ao longo de dois dias, e a diversidade é uma exigência, não só do time da Rede, mas das participantes que buscam se conectar com as palestrantes e painelistas do evento.
Ainda, há parcerias com agências de influenciadores para identificar mulheres relevantes no cenário empreendedor. Entre os nomes já confirmados estão Luiza Helena Trajado, Mari Saad, Pequena Lô e Alice Pataxó.
O Festival RME acontecerá nos dias 3 e 4 de outubro de 2025, no São Paulo Expo, em São Paulo — na Rodovia dos Imigrantes com fácil acesso via metrô e aeroporto. A infraestrutura do evento inclui palco principal, quatro arenas de conteúdo, sala de mentoria, espaço de networking, área kids, espaço cultural, feira de negócios, espaço das autoras, praça de alimentação e área de relaxamento.
“O nosso festival já impactou mais de 35 mil mulheres, o que é um marco muito importante.” A expectativa para esta edição é elevar ainda mais esse legado, promovendo capacitação, rede, transformação e inclusão. Mais do que um evento, o Festival RME é um espaço onde mulheres protagonizam sua história, constroem conexões reais e ganham visibilidade estratégica, tudo alinhado à missão de transformar o ecossistema empreendedor brasileiro.
Aproveite e junte-se ao nosso canal no WhatsApp para receber conteúdos exclusivos em primeira mão. Clique aqui para participar. Startupi | Jornalismo para quem lidera inovação!
Fonte Oficial: https://startupi.com.br/festival-rme-chega-14-edicao-cultura-negocios/