in

CGU e PF deflagram operação contra fraudes em contratos com a União — Controladoria-Geral da União

A Controladoria-Geral da União (CGU) participou da investigação conjunta com a Polícia Federal, que deflagrou nesta terça-feira (19), a operação que investiga possíveis fraudes na celebração de dois termos de fomento firmados entre o antigo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos e o Instituto de Desenvolvimento Social e Humano do Brasil (IDSH do Brasil), com valores que giram em torno de R$ 3,8 milhões.

Investigação

As investigações foram iniciadas a partir do envio de uma documentação pela CGU. Os termos de fomento tinham como objetivo a formação profissional em cursos de informática e designer gráfico. Apesar do repasse dos recursos, não houve a comprovação da realização dos cursos previstos, com indícios de desvio de verbas públicas.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Os investigados poderão responder pelos crimes de fraude em licitação, peculato e associação criminosa.

Diligências

Foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão nos bairros de Campo Grande e Jardim Sulacap, ambos situados na Zona Oeste do Rio de Janeiro.

Denúncias

A CGU, por meio da Ouvidoria-Geral da União (OGU), mantém a plataforma Fala.BR para o recebimento de denúncias. Quem tiver informações sobre esta operação ou sobre quaisquer outras irregularidades, pode enviá-las por meio de formulário eletrônico do Fala.BR. A denúncia pode ser anônima e, para isso, basta escolher a opção “Não identificado”.

O cadastro deve seguir, ainda, as seguintes orientações: No campo “Sobre qual assunto você quer falar”, basta marcar a opção “Operações CGU”; e no campo “Fale aqui”, colocar o nome da operação e a Unidade da Federação na qual ela foi deflagrada.

Assessoria Especial de Comunicação Social da Controladoria-Geral da União



Fonte Oficial: https://www.gov.br/cgu/pt-br/assuntos/noticias/2025/08/cgu-e-pf-deflagram-operacao-contra-fraudes-em-contratos-com-a-uniao

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

CGU destaca integridade e transparência no 1º Seminário de Governança, Riscos, Controle e Integridade — Controladoria-Geral da União