O programa Brasil Mais Produtivo (B+P) segue avançando em sua missão de aumentar a competitividade da indústria nacional por meio de inovação, transformação digital e aumento da produtividade. Nesta semana, representantes do Senai Nacional, Sebrae Nacional, Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) realizaram visitas técnicas a empresas já atendidas pelo programa.
“O Brasil Mais Produtivo mostra, na prática, como o trabalho conjunto entre governo, instituições parceiras e empresas pode transformar a realidade da indústria nacional. As visitas técnicas reforçam que inovação e produtividade andam lado a lado, preparando nossas micro, pequenas e médias indústrias para competir em um mercado cada vez mais exigente”, afirma Samuel Antunes Antero, Coordenador-Geral de empreendedorismo Inovador e Inovação Aberta do MDIC.
As indústrias Scórpios Indústria Metalúrgica, Sillmes Indústria de Silicones e Athina Tecnologia receberam as equipes para apresentar os resultados alcançados com o apoio do Brasil Mais Produtivo. Os ganhos incluem melhorias em processos, aumento de produtividade, redução de desperdícios e maior preparo para a transformação digital.
Além das visitas, os representantes conheceram o projeto Smart Factory desenvolvido pela empresa AdvanTAG, iniciativa que demonstra na prática como a digitalização e o uso de tecnologias da Indústria 4.0 podem contribuir para o crescimento sustentável e inovador das micro, pequenas e médias indústrias brasileiras.
“A ABDI tem orgulho de contribuir para que empresas de diferentes setores e portes colham resultados concretos, como aumento da eficiência, redução de desperdícios e avanço na transformação digital. O projeto Smart Factory desenvolvido pela empresa AdvanTAG é um exemplo de como a digitalização pode ser aplicada para fortalecer a indústria brasileira”, destaca Maria Mirorlávia Pinho, analista de Produtividade e Inovação da ABDI.
Segundo os organizadores, as visitas e a apresentação do projeto reforçam a importância da integração entre governo, instituições de fomento e o setor produtivo na construção de um ambiente industrial mais moderno, competitivo e preparado para os desafios do futuro.
O que é o Brasil Mais Produtivo?
O Brasil Mais Produtivo (B+P) é o maior programa federal de produtividade e digitalização da indústria. Lançado em novembro de 2023, tem a meta de engajar 200 mil micro, pequenas e médias empresas do setor industrial – dessas, 93 mil terão atendimento presencial do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e do Senai.
Além de diagnóstico gratuito, o B+P oferece serviços de consultoria, educação profissional e apoio financeiro para melhorar a gestão, otimizar processos e promover o uso de tecnologias na empresa, pilares indispensáveis para a competitividade dos negócios.
A chamada Smart Factory, com a aplicação de tecnologias da indústria 4.0 em MPMEs, faz parte da modalidade de transformação digital do programa. Até 2027, a estimativa é desenvolver 360 projetos de inovação, impactando positivamente a produtividade de 8,4 mil MPMEs.
O Brasil Mais Produtivo é coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e conta com a parceria do Senai, Sebrae, ABDI, Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Fonte Oficial: https://www.abdi.com.br/brasil-mais-produtivo-avanca-com-visitas-tecnicas-a-industrias-e-apresentacao-do-projeto-smart-factory/