A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) participou, de 20 a 22 de agosto, em Curitiba (PR), das atividades da etapa presencial paranaense da ‘Caravanas de Inovação’, iniciativa pioneira que tem o objetivo de consolidar uma rede nacional da advocacia pública brasileira pautada na inovação e na transformação digital. A ABDI contribuiu com sua experiência em inovação aberta e compras públicas para transformar a cultura de gestão no setor jurídico brasileiro.
Reconhecidas como o maior projeto de inovação aberta do País, as Caravanas buscam mapear e compartilhar experiências de procuradorias estaduais e municipais que já avançam em temas como Inteligência Artificial (IA), automação de processos e modelos disruptivos de gestão. A iniciativa é liderada pelo Laboratório de Inovação da Advocacia-Geral da União (AGU) e conta com a ABDI como parceira estratégica.
Representando o presidente da Agência, Ricardo Cappelli, a analista de Produtividade e Inovação Bruna de Castro participou da abertura do evento, que contou com a presença de 12 instituições, entre elas a Procuradoria-Geral do Estado, a Prefeitura de Curitiba e a Universidade Federal do Paraná. Em sua fala, Bruna ressaltou que as compras públicas representam cerca de 13% do PIB e destacou o papel da ABDI em transformar esse instrumento em um importante vetor de inovação no país.
“As compras públicas são um instrumento estratégico de Estado, e que devem ser utilizadas para impulsionar a inovação no país”, disse a analista, ressaltando que o advogado público tem papel central nesse processo. “Esses profissionais têm a missão de atuar junto aos gestores públicos, não somente para garantir a segurança jurídica, a transparência e a eficiência, mas também para que estejam alinhados às boas práticas de inovação e ao desenvolvimento sustentável do país”, disse.
A cerimônia de abertura também marcou a assinatura de um termo de cooperação técnica entre a AGU e a Procuradoria-Geral do Estado para a utilização do Super Sapiens, nova versão em nuvem do Sistema de Inteligência Jurídica da AGU. A plataforma, que já atende mais de 100 mil usuários, automatiza a triagem e distribuição de documentos e permite uma gestão desterritorializada do trabalho.
Palestra
Na quinta (21), Bruna de Castro, que também é gestora do Hubtec – Escritório de Encomendas Tecnológicas da Agência, conduziu a palestra O papel estratégico do jurídico na jornada de compra pública para inovação, realizada no campus Jardim Botânico da Universidade Federal do Paraná.
Ela destacou que iniciativas como as Caravanas são essenciais para disseminar a cultura da inovação no setor público brasileiro. “É preciso estimular cada vez mais a inovação e trabalhar de forma colaborativa para que o uso dos novos instrumentos legais e das boas práticas chegue aos municípios, aos estados e que transborde para todo o Brasil”. Dessa forma, segundo Bruna de Castro, será possível acabar com o famigerado “apagão das canetas” e estimular que gestores, procuradores e advogados estejam dispostos a inovar.
A analista também apresentou a Plataforma CPIN e ressaltou a relevância do trabalho conjunto entre instituições parceiras, como o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), o Tribunal de Contas da União (TCU), a Controladoria-Geral da União (CGU), a própria AGU e a Escola Nacional de Administração Pública (Enap).
Desafio de Inovação Bengalas Inteligentes
Outro ponto da palestra foi a importância do uso dos instrumentos legais de inovação para a solução de problemas coletivos e a promoção de políticas sociais. Um exemplo de instrumento, destacado por ela, é o Concurso Desafio de Inovação Bengalas Inteligentes, resultado de uma parceria entre ABDI e o Governo do Paraná, que vai reconhecer e distribuir R$ 2,8 milhões em prêmios para protótipos de bengalas ou dispositivos a elas conectados, utilizados por pessoas com deficiência visual, que permitam antecipar obstáculos acima da linha da cintura.
“É o primeiro concurso de inovação em tecnologias assistivas do Brasil”, destacou a analista. “Essa jornada com o Desafio de Inovação Bengalas Inteligentes só foi possível porque, por trás, estão procuradores, auditores e advogados públicos empenhados e comprometidos com o processo de inovação e com o atendimento de uma dor coletiva, que é a melhoria da mobilidade de pessoas com deficiência visual no Paraná e em todo o Brasil”, finalizou. Atualmente, o Desafio está na etapa de divulgação dos dez projetos habilitados. Na sequência, os dez projetos receberão até R$ 180 mil para a evolução e amadurecimento das soluções.
A Caravana de Inovação no Paraná segue ao longo desta sexta-feira (22), com workshops e oficinas de inovação. A próxima parada será em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, entre os dias 3 e 5 de setembro. No total, as caravanas vão percorrer dez estados.
Foto: Emanuelle Sena/ AscomAGU
Fonte Oficial: https://www.abdi.com.br/abdi-participa-das-caravanas-de-inovacao-da-agu-em-curitiba/