A Oracle e o Google Cloud ampliaram sua parceria para oferecer aos clientes acesso aos modelos mais avançados de inteligência artificial do Google, começando pelo Gemini 2.5, por meio do serviço OCI Generative AI da Oracle Cloud Infrastructure. O acordo permitirá que desenvolvedores e empresas utilizem as tecnologias mais recentes do Google para criar agentes de IA voltados a casos de uso como compreensão multimodal, codificação e desenvolvimento de software, automação de produtividade e fluxos de trabalho, além de pesquisa e recuperação de informações.
O plano da companhia é disponibilizar toda a linha de modelos Gemini por meio do OCI Generative AI, via novas integrações com o Vertex AI, incluindo recursos de geração de vídeo, imagem, fala e música, além de modelos especializados por setor, como o MedLM para a área de saúde. No futuro, as empresas pretendem integrar os modelos diretamente ao Fusion Cloud Applications, oferecendo aos clientes mais opções para aprimorar processos em finanças, recursos humanos, cadeia de suprimentos, vendas, atendimento e marketing.
Embora o acesso aos modelos seja feito pela infraestrutura da empresa de tecnologia, a execução continuará ocorrendo nos servidores do Google. Os clientes poderão pagar pelos recursos utilizando os Oracle Universal Credits, já adotados para outros serviços da nuvem.
Segundo Thomas Kurian, CEO do Google Cloud, grandes empresas já utilizam a Inteligência Artificial para criar agentes de IA em diferentes setores. “Agora, os clientes da Oracle podem acessar nossos modelos líderes em seus ambientes Oracle, tornando ainda mais fácil para eles começarem a implantar poderosos agentes de IA que podem apoiar desenvolvedores, agilizar tarefas de integração de dados e muito mais.”
Oracle aproveita parceria com Google para diversificar portfólio
De acordo com a empresa, os modelos Gemini se destacam em aplicações corporativas por combinarem dados atualizados do Google Search para maior precisão, janelas de contexto extensas, criptografia avançada, políticas rígidas de privacidade e alta capacidade de raciocínio. “A disponibilidade do Gemini no OCI Generative AI reforça nosso foco em oferecer soluções poderosas, seguras e economicamente viáveis para impulsionar a inovação e os resultados de negócios”, disse Clay Magouyrk, presidente da Oracle Cloud Infrastructure.
A parceria também amplia a estratégia da companhia de oferecer um portfólio diversificado de modelos, abertos e proprietários, para diferentes cenários corporativos. Com infraestrutura preparada para cargas de trabalho intensivas de IA, incluindo instâncias GPU bare metal voltadas para aplicações de IA generativa, processamento de linguagem natural, visão computacional e sistemas de recomendação, a empresa busca atrair clientes que demandam alto desempenho aliado a segurança, adaptabilidade e escalabilidade.
Aproveite e junte-se ao nosso canal no WhatsApp para receber conteúdos exclusivos em primeira mão. Clique aqui para participar. Startupi | Jornalismo para quem lidera inovação!
Fonte Oficial: https://startupi.com.br/oracle-parceria-google-oferecer-modelos-gemini/