O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lançou em Brasília nesta quarta-feira, 13/8, o Plano Brasil Soberano, um conjunto de medidas concebido para reduzir os impactos econômicos da elevação unilateral, em até 50%, das tarifas de importação sobre produtos brasileiros anunciadas pelo governo norte-americano em 30/7.
Composto por ações separadas em três eixos – fortalecimento do setor produtivo, proteção aos trabalhadores, e diplomacia comercial e multilateralismo – o plano direciona R$ 30 bilhões do Fundo Garantidor de Exportações (FGE) para crédito com taxas acessíveis.
A medida de proteção de exportadores brasileiros amplia as linhas de financiamento às exportações, prorroga a suspensão de tributos para empresas exportadoras, aumenta o percentual de restituição de tributos federais, via Reintegra, e facilita a compra de gêneros alimentícios por órgãos públicos.
Grande audiência
Segundo o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, o plano foi elaborado após uma “grande audiência” com diferentes segmentos do setor produtivo: indústria, agro, negócios minerários, exportadores, empresas brasileiras e norte-americanas.
Desde 14 de julho, quando foi instalado, o Comitê Interministerial de Negociações e Contramedidas Econômicas e Comerciais, coordenado por Alckmin, iniciou diálogo direto com o setor produtivo.
Foram realizadas 39 reuniões com cerca de 400 representantes de empresas e/ou entidades privadas, federações de indústrias, governadores e segmentos como manufatura, agro, tecnologia, mineração, big techs, indústria da saúde, alimentação, calçadista, moveleira, entre outros, bem como empresas norte-americanas.
O presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Ricardo Cappelli, destacou a importância do plano para as empresas e indústrias do país: “O Brasil quer negociar, mas soberania não se negocia. Enquanto o governo brasileiro trabalha para apoiar as nossas empresas com a ampliação das exportações e a abertura de novos mercados, a ABDI segue atenta em sua função de apoio à indústria nacional.”
Com informações da Agência Gov / Foto: Ricardo Stuckert (Secom-PR)
Fonte Oficial: https://www.abdi.com.br/governo-lanca-plano-brasil-soberano-para-proteger-exportadores-de-sobretaxas-dos-eua/