A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) sediou nesta segunda-feira (11) o seminário híbrido “Os efeitos da digitalização na inovação das empresas brasileiras: uma análise a partir da Pintec Semestral”. A atividade foi conduzida pela professora Ana Paula Avellar, do Instituto de Economia e Relações Internacionais da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), e integrou o projeto Pintec Semestral.
O estudo apresentado utilizou dados de dois ciclos da Pintec Semestral 2022 – Indicadores Temáticos e Indicadores Básicos – para avaliar como o uso de tecnologias digitais influencia a capacidade de inovação de empresas brasileiras. A análise considerou tanto a adoção de tecnologias específicas quanto o uso combinado delas.
Os resultados mostram que o uso de determinadas tecnologias digitais aumenta a probabilidade de inovação. Entre as 1.435 indústrias pesquisadas, 832 inovaram em produtos ou processos. As mais frequentes foram computação em nuvem, internet das coisas e robótica.
“O uso de robótica e internet das coisas na produção, por exemplo, aumenta em 4,38% a probabilidade de a empresa inovar em produto e processo, em comparação às que não utilizam essas tecnologias”, afirmou a professora.
Por outro lado, o levantamento também indica que o uso de tecnologias digitais, por si só, não garante inovações disruptivas. “O mero uso de tecnologias digitais não implica em mais inovações nas empresas”, afirmou.
Programação
O Pintec Semestral é uma parceria da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), da UFRJ e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). As apresentações também fazem parte do Ciclo de Debates do Instituto de Economia da UFRJ.
O próximo seminário será no dia 25, com o tema Apoio do Governo para a Inovação: evidências da Pintec Semestral de 2022. Em 15 de setembro, o assunto será Práticas ambientais e biotecnologia: instrumentos de política pública e práticas ambientais.
Sobre a Pintec Semestral
A pesquisa é realizada em duas modalidades: Indicadores Básicos, no primeiro semestre, e Indicadores Temáticos, no segundo. Ela complementa a Pesquisa de Inovação (Pintec) completa, que volta a ser feita em 2025.
Com metodologia alinhada ao Manual de Oslo da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), a Pintec Semestral fornece indicadores de inovação e temas relacionados de forma mais ágil que a pesquisa tradicional.
Fonte Oficial: https://www.abdi.com.br/pintec-semestral-seminario-debate-impactos-da-digitalizacao-na-inovacao-das-empresas/