O Pronto Socorro atende pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e tem por finalidade prestar assistência clínica, cirúrgica, traumatológica e/ou pediátrica a pacientes pertencentes a 4ª CRS à Alta e Média Complexidade em urgências e emergências e à 10ª CRS para Alta Complexidade nas especialidades de Nefrologia, Cardiologia, Hemato/Oncologia e Traumatologia. O Pronto Socorro Pediátrico é responsável pelo atendimento de crianças de zero a 14 anos e meio (14,5 anos).
Vias de acesso:
• DEMANDA ESPONTÂNEA – Pacientes que chegam ao PS por meios próprios, sem contato ou aceites prévios.
• VAGA ZERO – A “vaga zero” é um recurso essencial para garantir acesso imediato aos pacientes com risco de morte ou sofrimento intenso, devendo ser considerada como situação de exceção e não uma prática cotidiana na atenção às urgências. São pacientes que ingressam no PS regulados pela Central Estadual de Regulação das Urgências/SAMU-RS
• VAGA SEMPRE – A “vaga sempre” é utilizada para casos graves sem risco iminente de morte para serviços de referência (vaga referenciada). São pacientes que ingressam no PS regulados pela Central Estadual de Regulação das Urgências/SAMU-RS.
• VAGA IMPOSITIVA – Pacientes considerados com risco de morte ou de perda iminente de membro ou de função devem ser transferidos para os Centros de Referência. São pacientes que ingressam no PS regulados pela Central Estadual de Regulação das Urgências/SAMU-RS ou pela Central de Regulação Estadual (GERINT).
• GERINT – (Gerenciamento de Internações Hospitalares). É o sistema para regulação de internações. São pacientes regulados pela Central de Regulação Estadual, com aceite prévio junto ao Núcleo Interno de Regulação- NIR e equipe médica assistencial.
• ORDEM JUDICIAL – Pacientes que ingressam no PS por determinação judicial. Para aqueles oriundos do GERINT, deverá ser registrado o número do protocolo nos canais de comunicação (TEAMS).
• AMBULATÓRIO/OUTROS SERVIÇOS DO HUSM – Pacientes encaminhados dos ambulatórios e outros serviços do HUSM (SAD, Pneumo, hemodinâmica, entre outros) ao PS após contato com o NIR.
OUTROS SERVIÇOS: pacientes com forma de acesso diferente das citadas acima, porém com contato prévio junto ao NIR. Serão, exclusivamente, os citados abaixo: – Serviços de Resgate (Bombeiros, Brigada Militar, Polícia Rodoviária Federal, entre outros);
Vítimas de animais peçonhentos (após contato do serviço solicitante junto ao CIT e orientações de tratamento);
Vítimas de abuso sexual; – Pacientes com vínculo de atendimento no HUSM que apresentar intercorrência de urgência e necessitar de atendimento tempo-dependente.