in

Instagram lança ferramenta de compartilhamento de geolocalização

O Instagram anunciou uma série de novidades que reforçam seu foco em conexões sociais e descoberta de conteúdo local. A principal delas é o lançamento do Instagram Map, uma funcionalidade que permite aos usuários compartilhar sua localização mais recente com amigos e explorar conteúdos com base na localidade. A plataforma também confirmou a chegada dos reposts, recurso semelhante ao retweet do X, e a expansão global da aba “Amigos” dentro dos Reels.

O Instagram Map funciona de forma semelhante ao Snap Map, um dos recursos centrais do Snapchat, e marca mais uma vez a inspiração da rede da Meta no aplicativo rival. O novo recurso não mostra a localização em tempo real: ele é desativado por padrão e só atualiza a posição do usuário quando o aplicativo é aberto. O mapa permite ainda que os usuários deixem “Notas” em locais específicos, pequenas mensagens públicas que podem ser vistas por outras pessoas no mapa.

Além de permitir o compartilhamento de localização, o Instagram Map também facilita a descoberta de conteúdos postados por amigos e criadores em determinadas regiões. Stories publicados durante um festival, por exemplo, poderão ser visualizado por quem estiver navegando pelo mapa na mesma área. Um reel sobre um restaurante local também poderá ser destacado com base na geolocalização. A novidade mira diretamente o público órfão do Zenly, aplicativo social de mapas encerrado em 2023 após ser adquirido pelo próprio Snapchat.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Também será possível repostar reels e posts no feed do Instagram

Outra novidade anunciada pela empresa é a chegada dos reposts, funcionalidade que permite aos usuários republicar posts e reels públicos no próprio feed. O conteúdo compartilhado aparecerá tanto no feed dos amigos quanto em uma nova aba “Reposts” no perfil do usuário. Ao repostar, será possível adicionar uma anotação por meio de um balão de pensamento, personalizando a republicação.

A terceira atualização é a expansão global da aba “Amigos” dentro dos Reels. Lançada inicialmente nos Estados Unidos, a seção exibe os Reels que foram curtidos, comentados, repostados ou publicados por amigos. Usuários que preferem maior privacidade poderão ocultar suas interações ou até mesmo silenciar as interações de pessoas específicas.

As mudanças refletem o esforço do Instagram para aumentar o engajamento social entre amigos e se posicionar como uma plataforma de descoberta local, ao mesmo tempo em que responde à concorrência com o Snapchat e busca ocupar o espaço deixado por aplicativos sociais descontinuados. O Instagram Map começa a ser liberado hoje nos Estados Unidos e será disponibilizado globalmente nas próximas semanas.


Aproveite e junte-se ao nosso canal no WhatsApp para receber conteúdos exclusivos em primeira mão. Clique aqui para participar. Startupi | Jornalismo para quem lidera inovação!

Fonte Oficial: https://startupi.com.br/instagram-compartilhamento-de-localizacao/

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Exportações brasileiras cresceram 4,8% em julho

ABDI e SiDi lançam edital de inovação no Mangue.Bit