Fernanda Westin, do Centro Brasil no Clima, reforça o papel do setor na preservação ambiental com exemplos de Bonito (MS) e de Butão, país do continente asiático
No dia 6 de agosto, a consultora sênior do Centro Brasil no Clima, Fernanda Westin, deu início à rodada de palestras do seminário Turismo Sustentável, que aconteceu na sede da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) em Brasília. Com o tema “A importância do turismo como vetor estratégico para o desenvolvimento econômico”, Westin discutiu elementos necessários para a sustentabilidade no setor, como planejamento contínuo e valorização da cultura local.
Segundo a consultora, o turismo sustentável tem a missão de contribuir para a preservação ambiental, enquanto pensa na sustentabilidade financeira de suas atividades. “A questão ecológica é uma responsabilidade de todos, e por isso o planejamento nesse setor deve ser inclusivo e envolver a população local”, afirmou.
Para ilustrar bons exemplos no setor, Westin trouxe casos nacionais e internacionais. A cidade de Bonito, em Mato Grosso do Sul, foi um deles. Segundo ela, apesar do sucesso, Bonito enfrentou problemas como falta de valorização cultural e sobrecarregamento da infraestrutura local. Entretanto, a cobrança de taxas ambientais e a capacitação da comunidade local garantiram o desempenho do projeto.
Já em âmbito internacional, Butão foi um dos países que melhor aplicaram as estratégias sustentáveis no turismo. Uma das ferramentas adotadas pelo país asiático foi o índice de Felicidade Interna Bruta (FIB), que mensura o impacto das atividades na qualidade de vida da população local. “O turismo pode ser um dos motivos para o aumento da violência, por exemplo; então, índices como esse ajudam a entender o impacto das nossas atividades.”
Clique aqui e assista a íntegra do seminário Turismo Responsável.