A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) integrou, nesta terça-feira (29), a programação do Smart Gov ANCITI, encontro nacional que discute, nos dias 29 e 30 de julho, no Hotel Royal Tulip, em Brasília, temas como inovação, inteligência artificial na gestão pública e a busca por soluções tecnológicas para tornar governos mais eficientes, digitais e próximos da população.
Promovido pela Associação Nacional das Cidades Inteligentes, Tecnológicas e Inovadoras (ANCITI), o evento reúne lideranças políticas, especialistas e representantes do setor produtivo. A abertura contou com a presença do ministro das Comunicações, Frederico Siqueira Filho, e do presidente da ANCITI, Bernardo D’Almeida.
A participação da ABDI ocorreu no painel Empresas Públicas do Futuro, que debateu o papel das estatais na construção de um Estado mais eficiente, digital, inclusivo e conectado com a sociedade. “Nós defendemos que empresas públicas sejam eficientes e focadas no cidadão”, afirmou o presidente da ABDI, Ricardo Cappelli.
Nesse sentido, ele destacou a importância de desburocratizar e modernizar a máquina pública. “Uma das principais demandas da indústria em nosso país é destravar gargalos regulatórios”, afirmou, citando, como exemplo, o programa Destrava Brasil, que visa modernizar processos internos de agências reguladoras e aumentar a agilidade no atendimento ao setor produtivo.
No âmbito do programa, a ABDI possui um Acordo de Cooperação Técnica com a Agência Nacional de Mineração (ANM) com o objetivo de reduzir os gargalos processuais da ANM e propor melhorias no arcabouço regulatório do setor. Atualmente, a agência enfrenta um passivo de 200 mil processos. “Nossa missão foi revisar a modelagem e os fluxos internos e lançar uma licitação para contratação de empresa especializada na aplicação de inteligência artificial integrada ao sistema de análise da ANM”, explicou.
O uso de inteligência artificial promete não apenas aumentar a eficiência, de forma a facilitar a tomada de decisões pela equipe técnica da ANM, mas também reduzir o tempo de resposta de autorização de pesquisa e de requerimento e concessão de lavra (autorização necessária para extração, beneficiamento e comercialização de substâncias minerais).
“O resultado é que vamos concluir, até dezembro, a análise dos 40 mil processos prioritários de pesquisa mineral na agência”, comemorou o presidente, destacando o programa como uma alternativa viável de desburocratização por meio da inovação.
Exemplo de eficiência
No evento, Cappelli também classificou a experiência da Prefeitura do Recife, por meio da Empresa Municipal de Informática (Emprel), como um “exemplo de eficiência na modernização do serviço público”.
Segundo ele, o modelo combina tecnologia e vontade política. Um dos destaques, lembrou o presidente, é o programa Conecta Recife, que envia cerca de 7 milhões de mensagens por WhatsApp por mês para uma população de 1,6 milhão de habitantes, que passa a contar com serviços públicos na palma da mão.
“Com a lógica dos dois cliques, o cidadão não precisa mais ir à prefeitura, a prefeitura vai até ele. Isso é inovação e decisão política de usar a tecnologia a favor da população”, elogiou.
Outras iniciativas apresentadas
No mesmo painel, Ariadna Fonseca, diretora de Negócios Econômicos do Serpro, apresentou a Nuvem de Governo, plataforma de armazenamento de dados sob gestão federal, destacando a soberania digital. Ela também citou o projeto Prefeitura +Digital, que oferece soluções gratuitas para prefeituras e já atende 600 municípios.
Representado pelo diretor de inovação Marcus Vinicius Bezerra, o Sebrae apresentou os programas Cidade Empreendedora, voltado ao fortalecimento do ambiente de negócios nos municípios, e o Catalisa Gov, que incentiva a inovação nas compras públicas, com contratos já firmados em 11 estados brasileiros.
O presidente da Telebrás, André Leandro, destacou ações de conectividade, como a recém-chegada internet via satélite em 5 mil escolas e a ampliação do acesso em áreas remotas. Já Rodrigo Assumpção, presidente da Dataprev, reforçou o papel da empresa em soluções digitais voltadas à cidadania, incluindo a parceria com o Serpro na Nuvem de Governo.
A programação do Smart Gov ANCITI inclui ainda a instalação de conselhos temáticos, rodadas de diálogo com instituições federais, lançamento de iniciativas colaborativas e apresentação de cases de sucesso nacionais.
Fonte Oficial: https://www.abdi.com.br/abdi-participa-de-evento-sobre-inovacao-em-brasilia/