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FecomercioSP discute estratégias para o Brasil se posicionar como peça-chave no novo tabuleiro do comércio mundial


A reunião abordará como o Brasil deve se posicionar visando ampliar a participação na corrente de comércio internacional. Increva-se! (Arte: TUTU)

A escalada da guerra comercial iniciada pelos Estados Unidos pode redesenhar as cadeias globais de suprimentos e abrir oportunidades estratégicas para o Brasil. Com o objetivo de discutir como o País pode transformar esse cenário em ganhos econômicos concretos, os conselhos Superior de Economia, Sociologia e Política e de Relações Internacionais da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) promovem o evento A Estratégia do Brasil na Guerra Comercial, que será realizado no dia 30 de maio de 2025, às 10h, no formato online.

O evento será voltado para dirigentes empresariais, membros de conselhos e público geral interessado em geopolítica, comércio internacional e estratégias empresariais. O encontro contará com palestras de especialistas reconhecidos no setor, como Lucas Ferraz, ex-Secretário de Comércio Exterior do Ministério da Economia (2019–2022), professor na Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV-EESP) e líder do Centro de Estudos de Negócios Globais; e Diego Bonomo, assessor sênior do escritório Covington & Burling LLP, em Londres, com mais de 20 anos de experiência em temas regulatórios e de comércio e relações internacionais no Brasil.

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Os entraves nacionais em um cenário mundial em transformação

A reunião abordará como o Brasil, uma das maiores potências agroexportadoras do mundo, deve se posicionar visando ampliar a participação na corrente de comércio internacional. Atualmente, o País já domina boa parte do mercado chinês em produtos como soja, carne bovina e minério de ferro. Há também espaço para expansão nas exportações de petróleo do pré-sal e aeronaves comerciais, principalmente frente aos problemas enfrentados pelos concorrentes.

No entanto, para aproveitar plenamente essas oportunidades, será necessário superar gargalos históricos em logística, reduzir a burocracia e investir em capacitação profissional. Dessa forma, o evento da FecomercioSP também vai discutir como o setor privado pode trabalhar com ao governo para definir uma estratégia clara de aproveitamento das novas dinâmicas do comércio global.

Além de apresentar um panorama sobre o cenário internacional, o encontro tem como objetivo orientar o posicionamento estratégico da Federação e reforçar a formulação de propostas para a abertura comercial, beneficiando as empresas brasileiras que buscam expandir a atuação no mercado exportador.

Oportunidade ideal para empresários e tomadores de decisão

Participe e fortaleça a sua visão estratégica! O evento será transmitido online, com acesso gratuito para empresários, gestores, acadêmicos e profissionais interessados nas tendências do comércio internacional e nas novas possibilidades de negócios para o Brasil.

Data: 30 de maio de 2025
Horário: 10h
Formato: online
Palestrantes: Lucas Ferraz, ex-secretário de Comércio Exterior do Ministério da Economia (2019–2022) professor na Escola de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV-EESP) e líder do Centro de Estudos de Negócios Globais; e Diego Bonomo, assessor sênior do escritório Covington & Burling LLP, em Londres, com mais de 20 anos de experiência em temas regulatórios e de comércio e relações internacionais no Brasil.

As inscrições podem ser realizadas aqui. Venha entender como o Brasil pode se destacar no novo tabuleiro do comércio mundial!

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Fonte Oficial: https://www.fecomercio.com.br/noticia/fecomerciosp-discute-estrategias-para-o-brasil-se-posicionar-como-peca-chave-no-novo-tabuleiro-do-comercio-mundial

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