in

Sesc, Senac e FecomercioSP unem cultura, educação e empreendedorismo em evento gratuito


A programação abordará temas atuais importantes, como impacto das novas tecnologias sobre a vida e os negócios, adoção de práticas de diversidade e inclusão no ambiente corporativo, tendências no universo da alimentação, além de apresentações e intervenções artísticas

Sesc, o Senac e a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) vão reunir o empresariado e a sociedade no Sesc Pompeia, entre os dias 16 e 17 maio, para discutir as transformações que o mundo está atravessando. O evento faz parte da Semana S, ação integrada do Sistema Comércio, encabeçado pela Confederação Nacional do Comércio (CNC).

A programação vai abordar temas atuais importantes, como o impacto das novas tecnologias sobre a vida e os negócios — especialmente a Inteligência Artificial (IA) —, a adoção de práticas de diversidade e inclusão no ambiente corporativo e as tendências no universo da alimentação, além de apresentações e intervenções artísticas. “O propósito do nosso encontro é abrir reflexões e novos olhares sobre aspectos essenciais do desenvolvimento socioeconômico do País e da dignidade humana”, afirma Ivo Dall’Acqua Júnior, presidente em exercício da FecomercioSP e diretor do Conselho Regional do Sesc e do Senac.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O evento no Sesc Pompeia, na capital paulista, é gratuito e aberto ao público. Na programação, muito lazer, cultura, entretenimento, conhecimento e cidadania, além de palestras para incentivar o desenvolvimento e a inovação. Para o melhor aproveitamento geral, as atrações foram organizadas em dois dias, sendo o dia 16 de maio voltado para o empresariado e o dia 17, para trabalhadores e suas famílias. 

Dentre os nomes já confirmados para discutir esses assuntos nos painéis, destacam-se os da empresária Rachel Maia, conselheira de administração da GPA, da Vale e do Pacto Global das Nações Unidas (ONU); de Vanessa Pinsky, conselheira do Capitalismo Consciente Brasil; e de Caio Magri, diretor-executivo do Instituto Ethos. 

Também participarão das conversas Rita Lobo, chef de cozinha e autora de livros da Editora Senac São Paulo; Rita Batista, apresentadora do programa É de Casa!, da TV Globo; e Martha Gabriel, futurista e pesquisadora de IA.

Além das mesas, o encontro do sábado (17) também terá uma programação gratuita e diversa, que passa por música, arte, oficinas, gastronomia e experiências culturais sobre diferentes saberes, territórios e gerações. Dentre os destaques, por exemplo, estão a Feira Gastronômica e Sociocultural, com iniciativas de impactos social e cultural que vão da culinária de refugiados de países como Afeganistão e Haiti à cozinha quilombola e à gastronomia periférica, passando pelos coletivos Sabão do Povo e pela associação Mães do Brasil e chegando a artesanatos produzidos com palha de bananeira e cerâmica da Mata Atlântica. 

Haverá, ainda, diversas oficinas criativas para iniciantes de cerâmica, gravura, costura e fotografia, bem como intervenções como o cortejo afro-brasileiro Ilu Inã e a mistura de circo e jazz da Fanfarra Circense Unidos do Swing. 

Três forças em prol do Brasil
 
FecomercioSP, Sesc e Senac São Paulo são instituições que atuam integradas para fortalecer os vários âmbitos da sociedade por meio da cultura, da educação e do apoio ao empreendedorismo. O Sesc São Paulo é uma entidade privada sem fins lucrativos criada em 1946 por iniciativa do empresariado do setor do Comércio de bens, serviços e turismo. A sua missão é contribuir para a qualidade de vida dos trabalhadores dessas categorias, de seus dependentes e da sociedade em geral, por meio de uma atuação educativa continuada nos campos da cultura, do esporte, do lazer e da cidadania.

Atualmente, a instituição conta com 43 unidades no Estado, elaborando programas que abrangem áreas como Turismo Social, Saúde, Sustentabilidade, Diversidade, Acessibilidade e Alimentação, além de ações voltadas para crianças, jovens e idosos. Tudo isso sem contar o Sesc Mesa Brasil, projeto de combate à fome e ao desperdício de alimentos. Em 2024, as unidades do Sesc São Paulo receberam cerca de 28 milhões de frequentadores. 

O Senac São Paulo, por sua vez, se debruça sobre o campo da educação voltada para o mundo do trabalho. A instituição tem como compromisso o desenvolvimento de pessoas para a vida profissional, sem abrir mão da formação cidadã. Com 63 unidades educacionais, três campi universitários e hotéis-escola em Águas de São Pedro e em Campos do Jordão, a instituição oferece cursos livres e técnicos, ensinos médio técnico e superior (graduação, extensão universitária e pós-graduação), presenciais e a distância, em diferentes áreas do conhecimento — além da aprendizagem profissional, que prepara jovens a partir dos 14 anos para o ingresso no primeiro emprego. 

Por meio do Programa Senac de Gratuidade, a instituição já beneficiou mais de 1,7 milhão de pessoas no Estado de São Paulo, concedendo bolsas de estudo gratuitas em cursos livres, técnicos e de ensino médio técnico, em variadas áreas do conhecimento, além do aprendizado de idiomas. 

Já a FecomercioSP representa cerca de 1,8 milhão de empresas paulistas que, reunidas, somam cerca de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional. São, sobretudo, pequenos e médios negócios que dão a tônica da economia nacional — para as quais a Federação atua na representação empresarial e colabora com orientação e programas de desenvolvimento dos negócios. Neste ano, a Entidade tem reforçado o pleito em favor de uma Reforma Administrativa estatal que melhore os serviços públicos e garanta melhores condições ao ambiente de negócios, o que seria uma conquista do empresariado e da sociedade. 
 
PROGRAMAÇÃO (Sujeita a alterações) 

SEXTA-FEIRA (16)

Apenas para o empresariado do Comércio de bens, serviços e turismo

Painel 1 | 18h30 às 19h30

Tendências para as políticas de diversidade e inclusão

Mediação: Rosana Jatobá

Fernanda Facchini

Head de Mudanças Climáticas e Circularidade da Natura

Caio Magri

Diretor-executivo do Instituto Ethos 

Candido Bracher

Membro do Conselho de Administração do Itaú 

___________________________________________________________________

Painel 2 | 19h40 às 20h40

Inclusão: caminhos e práticas de gestão para um futuro equitativo e sustentável

Mediação: Rosana Jatobá

Rachel Maia

Conselheira de administração da Vale, da GPA e do Pacto Global ONU 

Vanessa Pinsky

Conselheira deliberativa do Capitalismo Consciente Brasil 

Wal Flor

CEO da Flow.Ers

___________________________________________________________________

SÁBADO (17)

Público em geral

Painel 1 | 14h30 às 16h

Alimentação e sustentabilidade: novos negócios à vista

Mediação: Fe Cortez

Ricardo Abramovay

Professor na Cátedra Josué de Castro da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP)

Rita Lobo

Chef de cozinha, escritora, empresária e apresentadora

Luís Barbieri

Idealizador da rede Folio 

___________________________________________________________________

Painel 2 | 16h30 às 18h

Inteligência Artificial: tendências e oportunidades de negócios

Mediação: Rita Batista

Diogo Cortiz

Professor na Pontíficia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Martha Gabriel

Professora de Inteligência Artificial na PUC-SP e CEO da Martha Gabriel Consultoria

Newton Calegari

Gerente de Produtos sênior da Microsoft Brasil

___________________________________________________________________

INTERVENÇÕES ARTÍSTICAS

SÁBADO (17)

Feira Sociocultural | 10h30 às 19h 

Uma rica amostra de iniciativas de impactos social e cultural, como culinária de refugiados de países como Afeganistão e Haiti, cozinha quilombola, gastronomia periférica e artesanatos produzidos com palha de bananeira e cerâmica da Mata Atlântica. Além disso, participações do coletivo Sabão do Povo e da associação Mães do Brasil.

Ilu Inã | 11h30

Cortejo Ayabá e os Magos Negros é uma apresentação que mistura tambores, vozes e instrumentos de sopro do Ilu Inã para representar a união de ações e pessoas negras ao longo da história. A inspiração vem dos textos de Beatriz Nascimento e da música de artistas como Moacir Santos, Abgail Moura, Pixinguinha, Nana Vasconcelos e Paulo Moura, criando um quilombismo em forma de poesia sonora.

Fanfarra Circense com Unidos do Swing 17h

Uma celebração vibrante do jazz de rua, misturando ritmos brasileiros como maracatu, swing jazz, blues e baião. Unidos do Swing é uma fanfarra de rua e bloco de carnaval da Cidade de São Paulo que une as linguagens da música, da dança e do circo numa proposta estética acústica, performática e interativa. 

OFICINAS E VIVÊNCIAS (VAGAS LIMITADAS)

Minipiano Eletrônico com Marcelo Muniz | 10h às 13h

A oficina propõe a construção de um minipiano construído a partir da modificação de um módulo eletrônico comercial. Não é necessário qualquer tipo de conhecimento prévio.

Oficina de cultivo de hortaliças em pequenos espaços | 10h30

Manejo de hortas em vasos, com informações sobre plantas que apresentam diferentes ciclos e demandas de luz, rega, substrato e nutrição, como tomate, ora-pro-nóbis, cebolinha e rabanete.

SapéCapoeira — capoeira para bebês com Pé de Baraúna | 11h às 12h

Com a capoeira como fio condutor e as outras manifestações que a compõem — como música, canto, jogo, maculelê, coco, samba de roda —, a atividade propõe que pais e filhos experimentarem juntos uma atividade que envolve o movimento e a ludicidade. 

La Bici Press | 12h às 18h

Uma estação gráfica em que, mediante a produção de um cartaz que vira fanzine, cada participante poderá aprender e experimentar técnicas de impressão artesanal criando uma arte customizada envolvendo serigrafia, xilogravura e carimbos.    

Minikalimba Eletrônica com Marcelo Muniz | 14h às 17h

A oficina propõe a construção de uma minikalimba com utilização de um módulo eletrônico comercial. 

Oficinas de Criatividade | 14h30 

Sete oficinas para iniciantes a partir de 12 anos. As técnicas desenvolvidas dialogam diretamente com o ateliê em que se encontra, como gravura, costura, arte têxtil, pintura, marcenaria, cerâmica e fotografia

Perfumaria Árabe com Anas Obaid | 15h

Experiência multissensorial apresenta as principais fragrâncias que compõem o vasto universo da perfumaria árabe. A noção de “passeio” guiará a experiência, de modo que o perfumista Anas Obaid vai propor um trajeto olfativo-gustativo a partir das principais referências de Damasco, capital síria e epicentro cultural.   

Vivência de Xondaro com os guaranis do Jaguará | 16h

Xondaro é uma prática tradicional do povo guarani que pode ser descrita como uma combinação de dança, luta e expressão cultural. O termo “xondaro” geralmente se refere ao guerreiro ou defensor na língua guarani, e a prática tem significados profundos tanto espirituais quanto físicos para esses povos. A oficina propõe que os participantes vivenciem a prática. 

VISITAS GUIADAS

Visita patrimonial ao Sesc Pompeia | 11h, 14h e 16h

As visitas patrimoniais têm como objetivo conhecer e valorizar os significados histórico, cultural, arquitetônico e artístico de um imóvel. Durante a visita, os participantes têm a oportunidade de aprender sobre a história do local, o seu contexto de construção, o estilo arquitetônico, os materiais utilizados e as histórias e os eventos associados à edificação. A arquiteta ítalo-brasileira Lina Bo Bardi projetou o Sesc Pompeia com foco na interação social, criando espaços acolhedores e democráticos que estimulam convivência, criatividade e bem-estar. A visita permite refletir sobre como a arquitetura pode impactar positivamente a vida das pessoas. O Sesc Pompeia não é apenas um edifício, mas um centro vivo de cultura e lazer que promove diariamente ações artísticas, esportivas e educativas.

Ofício: Barro: Sallisa Rosa: Eixo Terra | 14h30

O barro é matéria do tempo. A sua textura ambígua guarda em si a síntese da terra — maleável, sugere a força latente do vir a ser; firme, revela por meio das marcas a memória do que se deixou moldar. Seguindo a natureza dual, o solo molhado sustenta as dimensões subterrâneas e expostas, convivendo entre raízes e brotos, dando suporte a tudo que nele passa e sendo o teto do que vive abaixo da terra. Nesse sentido, a terra úmida é também uma espécie de semente de água, carregando a história de erosões, fertilidade e transformações. Nesta exposição, Sallisa Rosa nos convida a sentir a terra como memória tátil, como corpo.

Lugar Público — Muntadas | 14h30

Exposição inédita do artista Antoni Muntadas (Barcelona, 1942), Lugar Público convida os públicos a uma reflexão sobre os limites e as transformações dos espaços compartilhados. Com curadoria de Diego Matos, o projeto para o Sesc Pompeia traz uma ocupação da área de convivência da unidade, de caráter site-specific: são intervenções audiovisuais, textuais e dispositivos arquitetônicos projetados para explorar os significados de “público” — audiência e espaço — e provocar reflexões a respeito do território urbano contemporâneo e das noções de lazer e esfera pública.

SERVIÇO
 
Semana S | São Paulo
 Onde:
Sesc Pompeia
 Quando:
16 e 17 de maio

Inscreva-se para receber a newsletter e conteúdos relacionados

Fonte Oficial: https://www.fecomercio.com.br/noticia/sesc-senac-e-fecomerciosp-unem-cultura-educacao-e-empreendedorismo-em-evento-gratuito

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Exército celebra 80 anos da vitória da FEB na Segunda Guerra Mundial

Entidades reagem a vetos de terapias hormonais para menores