Entidades reafirmaram o compromisso de apoiar políticas que fortaleçam a segurança pública, promovendo um ambiente de negócios mais seguro e produtivo para todo o Estado (Crédito: divulgação)
A segurança pública é fundamental não apenas para garantir a tranquilidade dos cidadãos, como também para criar um ambiente favorável ao desenvolvimento econômico. Com esse propósito, representantes da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) e do Sindicato do Comércio Varejista de Taubaté e Região (Sincovat) visitaram, recentemente, o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC/SP), da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, e o Programa Smart Sampa, na capital paulista.
Participaram da visita Dan Guinsburg, vice-presidente da FecomercioSP e presidente do Sincovat; Antonio Joaquim de Oliveira Neto, vice-prefeito de Taubaté; Carlos Alberto de Souza, secretário municipal de Segurança Pública de Taubaté; e Alberto Barreto vereador da cidade, além de Antonio Mário Ortiz Mattos, assessor político no Sincovat; Jociara Correia, assessora de Relações Institucionais da FecomercioSP; e Thiago Santana Carvalho, assessor da Federação.
No CICC, o grupo foi recebido por Rodrigo Garcia Vilardi, tenente-coronel da Polícia Militar e subchefe da Assessoria Policial Militar da Secretaria da Segurança Pública. Já no Smart Sampa, foi recepcionado por Junior Fagotti, secretário-adjunto de Segurança Urbana da Prefeitura de São Paulo, e Leandro William de Souza, coordenador de Tecnologia, Integração e Segurança (CTIS).
Tecnologia e cooperação empresarial
Durante o encontro, o coronel Vilardi fez uma apresentação sobre o Programa Muralha Paulista, mostrando na prática o funcionamento do sistema, que conta com ferramentas de reconhecimento facial e de placas de veículos que auxiliam o trabalho das forças policiais na busca de foragidos e veículos roubados. A adesão dos municípios ao programa está aberta e, atualmente, apenas três municípios estão integrados ao sistema do Muralha Paulista. O município de Taubaté avança nos trâmites para ser o quarto município.
Guinsburg destacou a participação ativa do empresariado na segurança pública, citando uma iniciativa local em Taubaté: “Estamos incentivando que cada empresário instale uma câmera e que possamos conectá-la diretamente ao sistema da prefeitura”. O presidente do Sincovat explicou que a ideia é a integração dessas câmeras ao projeto Sentinela, que, por meio do uso estratégico da tecnologia e da participação cidadã, vai possibilitar que moradores, empresas e condomínios contribuam voluntariamente com imagens de seus sistemas de monitoramento, fortalecendo as ações preventivas e de investigação das forças de segurança do município.
Carvalho, assessor da FecomercioSP, detalhou o compromisso da Entidade com pautas estratégicas para a modernização do País, com destaque para a segurança pública. “Estamos unindo forças, especialmente com os sindicatos locais que acompanham a realidade dos empresários no cotidiano”, afirmou.
Representatividade e diálogo com o Poder Público
Dentre os temas discutidos, destacaram-se a ampliação das atribuições das Guardas Civis Municipais (GCMs) e o apoio ao Projeto de Lei (PL) 3.780/2023, que prevê aumento das penas para crimes como roubo, furto e receptação. Oliveira Neto, vice-prefeito de Taubaté, enfatizou a disposição do município para colaborar ativamente com o Estado. “Queremos estar na vanguarda e participar dessa evolução na segurança pública”, disse.
União de forças
O tenente-coronel Vilardi ainda ressaltou a relevância da parceria entre o Poder Público e a iniciativa privada para integrar dados e esforços em prol da segurança. “O sistema Muralha Paulista é um excelente exemplo dessa integração, que já apresenta resultados expressivos”, explicou.
Fagotti, que também é um dos coordenadores do Smart Sampa, destacou a importância dessa cooperação. “Quando Poder Público e sociedade civil trabalham juntos, o combate à criminalidade se torna mais eficiente e a população percebe rapidamente os resultados positivos no cotidiano”, afirmou.
Ao fim da reunião, representantes da FecomercioSP reafirmaram o compromisso da Entidade de apoiar políticas que fortaleçam a segurança pública, promovendo um ambiente de negócios mais seguro e produtivo para todo o Estado. “Vamos ampliar as campanhas de conscientização com o empresariado, mostrando os benefícios da tecnologia integrada à segurança pública. É hora de unir esforços para tornar Taubaté um exemplo de segurança para outras cidades”, afirmou Guinsburg.
Inscreva-se para receber a newsletter e conteúdos relacionados
Fonte Oficial: https://www.fecomercio.com.br/noticia/fecomerciosp-e-sincovat-visitam-smart-sampa-e-fortalecem-agenda-para-seguranca-publica