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Black Friday, mercado de trabalho aquecido e aumento de renda estimulam as vendas do varejo paulista em novembro


Segundo a pesquisa, os nove segmentos analisados registraram alta nas vendas em novembro de 2024 (Arte: TUTU)

O varejo no Estado de São Paulo apontou um bom desempenho em novembro, com vendas alcançando R$ 128,5 bilhões — alta de 11,1% em comparação ao mesmo período do ano anterior. Em números absolutos, esse crescimento representa uma receita de R$ 12,8 bilhões a mais do que a obtida em novembro de 2023. Os dados são da Pesquisa Conjuntural do Comércio Varejista no Estado de São Paulo (PCCV), realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), a partir de informações da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP). 

No acumulado do ano, o setor também exibe um avanço expressivo, com elevação de 9,6% no faturamento. Na análise da Entidade, o mercado de trabalho aquecido, o aumento da renda e a oferta de crédito são os principais motivadores dessa performance positiva do varejo paulista, impulsionada por datas sazonais — como a Black Friday. Esse cenário permite maior poder de compra e favorece o consumo.

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Desempenho positivo nas atividades

Segundo a pesquisa da FecomercioSP, os nove segmentos analisados registraram alta nas vendas em novembro de 2024, indicando um crescimento uniforme no varejo paulista [tabela 1]. O maior avanço foi observado nas lojas de vestuário, tecidos e calçados, com um aumento de 20,7% em comparação a novembro de 2023. Esse desempenho é reflexo das promoções relacionadas à Black Friday e da antecipação de compras de fim de ano. No acumulado do ano, o crescimento se manteve sólido em 10,9%.

As farmácias e perfumarias também se destacaram, com alta expressiva de 14,1% no período, impulsionada pela procura de itens de saúde e autocuidado, além da crescente demanda por presentes na categoria de perfumaria.  No acumulado do ano, o segmento também registrou crescimento considerável de 11,9%. 

Outro segmento que surpreendeu foi o de concessionárias de veículos, com altas de 10,6%, em novembro, e de 18,9%, no ano, consolidando-se como a atividade de maior alta acumulada. Na visão da Federação, desde a concessão de benefícios fiscais, em meados de 2023, passando pelo aumento no interesse por carros elétricos e híbridos até a chegada de montadoras chinesas — que estimularam a concorrência —, o segmento tem avançado a taxas aceleradas.  

TABELA 1

PESQUISA CONJUNTURAL DO COMÉRCIO VAREJISTA – ESTADO DE SÃO PAULO

Relatório mensal de faturamento real 

NOVEMBRO/2024 

Os supermercados, por sua vez, expandiram 11,5% em comparação a novembro de 2023 — e por apresentarem o maior faturamento entre todas as atividades, foram os responsáveis pela maior contribuição positiva (3,9 pontos porcentuais) para o resultado geral. O setor avançou 11,5% no mês, incentivado pela Black Friday e pelas compras de fim de ano. O crescimento acumulado foi de 8,8% no ano.

Vendas na capital 

O varejo na Cidade de São Paulo também obteve performance positiva em novembro. As vendas registraram um crescimento de 11,6% em comparação ao mesmo período de 2023, alcançando uma receita total de R$ 40,2 bilhões [tabela 2]. Embora todas as atividades analisadas tenham registrado alta nas vendas, o avanço no varejo da capital foi puxado, principalmente, pelos segmentos de eletrodomésticos e eletrônicos (17%); outras atividades (16,8%); vestuário, tecidos e calçados (15,7%); e lojas de móveis e decoração (15,3%). 

TABELA 2

PESQUISA CONJUNTURAL DO COMÉRCIO VAREJISTA – CIDADE DE SÃO PAULO

Relatório mensal de faturamento real 

NOVEMBRO/2024

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Fonte Oficial: Portal STF

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