in

Aumento das custas judiciais em São Paulo fere princípio da ampla defesa – FecomercioSP


Lei ainda determina que valor da causa, para fins de cálculo da taxa judiciária, deverá ser sempre atualizado (Arte: TUTU)

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) manifestou, ao Poder Público paulista, preocupação com o aumento das taxas judiciárias que entram em vigor a partir de janeiro de 2024. O aumento substancial das custas dificulta o acesso ao Judiciário e fere o princípio da ampla defesa por parte da população e das empresas. 

A Lei 17.785/23, publicada em outubro, aumentou de 1% para 1,5% o valor da taxa judiciária sobre o valor da causa no momento da distribuição (custas iniciais). De igual modo, foi majorado para 2% o recolhimento sobre o valor da causa no momento da distribuição da execução de títulos extrajudiciais, exemplificativamente cheques, duplicatas e contratos. 

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

 

A lei publicada também ampliou de dez para 15 Unidades Fiscais de São Paulo (Ufesps) o valor da taxa judiciária na interposição do recurso de agravo de instrumento, o que, neste ano, representaria um aumento de R$ 342,60 para R$ 513,90. Acrescentou, ainda, uma taxa de 2% sobre o valor do crédito a ser satisfeito, por ocasião da instauração da fase de cumprimento de sentença.  

O Conselho Superior de Direito da FecomercioSP atuou incisivamente na questão em defesa dos interesses da população paulista por meio do diálogo direto com parlamentares e com o Executivo estadual, demonstrando minuciosamente todos os reflexos negativos das novas taxas a todos aqueles que eventualmente solicitarem auxílio ao Judiciário na solução de conflitos.  

Além do aumento das custas, a nova lei alterou uma mais antiga (11.608/03) para incluir artigo que estabelecesse que o valor da causa, para fins de cálculo da taxa judiciária, deverá ser sempre atualizado monetariamente em qualquer fase processual.

Acompanhe a FecomercioSP

Para saber mais sobre as atividades de advocacy da FecomercioSP ou conhecer as atividades dos conselhos da Entidade, fale conosco pelo e-mail [email protected].

Você já conhece o Fecomercio Lab – nosso canal para associados(as) em que você encontra produtos e serviços exclusivos, além de orientações para o seu negócio? Saiba mais aqui. 

Inscreva-se para receber a newsletter e conteúdos relacionados

Fonte Oficial: FecomercioSP

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Prévia da inflação oficial fica em 0,21% em outubro, informa IBGE

Em meio a bombas e falta d’água, brasileiros recebem recursos em Gaza