Também em debate o índice de preços de gastos com consumo nos Estados Unidos, com destaque para os efeitos na economia brasileira
(Arte: TUTU)
A elevação de 0,51% no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) impacta o futuro da taxa de juros, como explica o economista André Sacconato no novo episódio do Economix — podcast de economia e negócios da Federação do Comércio Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).
“Este número veio alto (porém abaixo do esperado), muito pela pressão dos alimentos e pelo aumento nos preços dos segmentos de saúde e cuidados pessoais (que foi algo pontual). Além disso, a redução nos combustíveis ainda não foi contabilizada. Assim, com o arcabouço fiscal, volta a perspectiva de o Banco Central (Bacen) baixar os juros em agostou ou setembro”, disse Sacconato.
OUÇA OUTROS PODCASTS DA FECOMERCIOSP
Também em debate os últimos resultados do Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), além do índice de preços de gastos com consumo nos Estados Unidos, que subiu 0,4%, e o possível calote da dívida estadunidense, com destaque para os efeitos na economia brasileira.
“O índice norte-americano gerou mais pressão para o Federal Reserve (FED) em um cenário com elevação da inflação e crise bancária menos latente. A expectativa é de que haja aumento dos juros nos Estados Unidos, e isso pode ser positivo para o Brasil em razão de um possível câmbio comportado”, detalha o Sacconato.
Ouça o podcast a seguir.
O programa também está disponível no Spotify e no Apple Podcasts.
Inscreva-se para receber a newsletter e conteúdos relacionados
Fonte Oficial: FecomercioSP