in

Empresa vislumbra possibilidade de negócio no desperdício de alimentos – FecomercioSP


Mil toneladas de alimentos deixaram de ser desperdiçados nos 15 meses de existência da iniciativa
(Arte: TUTU)

O desperdício de alimentos em um país marcado pela desigualdade como o Brasil levou à criação da Food To Save, marketplace que conecta empresas com excedente de produção, ou produtos próximos ao vencimento, e consumidores dispostos a pagar um preço mais baixo por uma cesta de produtos. Os detalhes do negócio você encontra no mais recente episódio de Mercado & Perspectivas, uma iniciativa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).

Na entrevista, Lucas Costa Infante, fundador e CEO da empresa (presente em 12 cidades brasileiras), explica como ocorre a venda dos produtos – itens com a data próxima da validade ou com pequena imperfeição, mas sem perda do valor nutricional. “Conectamos o produto com os consumidores, que pagam com até 70% de desconto. Damos mais visibilidade ao item gerando valor para os envolvidos – estabelecimento e consumidor – e reduzimos o impacto ambiental”, diz Costa.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

OUÇA OUTROS PODCASTS DA FECOMERCIOSP

 

O trabalho, iniciado em 2020, tem apresentado resultados expressivos: mil toneladas de alimentos deixaram de ser desperdiçados nos 15 meses de existência da iniciativa. “Este volume, que iria para o lixo, vira a refeição de outras pessoas, além de trazer economia para o bolso do consumidor”, comenta o executivo.

Costa destaca também a mudança cultural que a sociedade passa para integrar este novo modelo de negócios. Para ele, muitas empresas estão acostumadas a “estressar” o produto, mantendo-o na gôndola até o último minuto, na tentativa de vender. Entretanto, a empresa sempre pode evitar o desperdício.

Ouça o podcast.

O programa também está disponível no Spotify e no Apple Podcasts.

Inscreva-se para receber a newsletter e conteúdos relacionados

Fonte Oficial: FecomercioSP

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

visita oficial à China terá assinatura de 20 acordos – FecomercioSP

Em fevereiro, serviços criam mais de 48 mil postos de trabalho no Estado de São Paulo – FecomercioSP