in

Confira os ânimos do mercado diante da nova regra fiscal – FecomercioSP


André Sacconato explica a diferença entre dois pontos importantes da estrutura: o mecanismo, que é como as regras vão funcionar, e o objetivo
(Arte: TUTU)

As principais reações do mercado ao anúncio do novo arcabouço fiscal – conjunto de medidas voltadas à condução da política tributária – estão entre os principais temas do mais novo episódio do Economix, podcast da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).

Nesta edição, o economista André Sacconato explica a diferença entre dois pontos importantes da estrutura: o mecanismo, que é como as regras vão funcionar, e o objetivo. “O arcabouço ainda vai passar pelo Congresso e pode sofrer modificações. Entretanto, após a leve e rápida percepção de melhora, o mercado se mostrou reticente”, diz.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

OUÇA OUTROS PODCASTS DA FECOMERCIOSP

 

O especialista comenta ainda da queda de 0,2% na produção industrial nos últimos 12 meses, de acordo com a Pesquisa Industrial Mensal (PIM) regional do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). “A indústria continua na derrapagem, não consegue sair desse limbo. Isso é resultado de causas conjunturais, mas, principalmente, de um processo estrutural. Reverter esse quadro depende de políticas a longo prazo com melhoria do ambiente de negócios e das condições da educação, assim como integrar a indústria na cadeia mundial”, afirma Sacconato.

Na economia internacional, destaques para o Relatório Nacional de Emprego, que registrou criação de 145 mil novas vagas no setor privado estadunidense, e para o índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) do setor de serviços, que recuou de 55,1 pontos, em fevereiro, para 51,2 pontos, em março. Dentre os dados do mercado chinês, Sacconato comenta o PMI da indústria, que sofreu queda – de 51,6 pontos, em fevereiro, para 50 pontos, em março.

Ouça o podcast.

O programa também está disponível no Spotify e no Apple Podcasts.

Inscreva-se para receber a newsletter e conteúdos relacionados

Fonte Oficial: FecomercioSP

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Cobrança do Difal-ICMS em 2022 volta a julgamento no STF; decisão pode afetar contribuinte e consumidor – FecomercioSP

Inadimplência recua lentamente e atinge 23% das famílias paulistanas – FecomercioSP